Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Com grande simplicidade, Bento XVI conta por que renunciou

web3-benedict-xvi-pope-ap-fotolink

AP/FOTOLINK

Reportagem local - publicado em 09/02/18

“A renúncia me surgiu como um dever”

No livro “Servo de Deus e da humanidade”, biografia de Bento XVI lançada em agosto de 2016 pelo teólogo italiano Elio Guerriero, o prefácio é assinado por ninguém menos que o Papa Francisco, que presta vibrante homenagem ao seu antecessor:

“Sua discreta presença e oração pela Igreja constituem um apoio e um conforto”.

Uma semana antes do lançamento dessa biografia, Bento XVI tinha concedido uma entrevista ao próprio Elio Guerriero, publicada pelo jornal italiano La Repubblica. O Papa Emérito evocou naquela ocasião, com grande simplicidade, as razões que o haviam levado à histórica decisão de renunciar.

“A renúncia me surgiu como um dever”

Bento XVI declarou, em referência à Jornada Mundial da Juventude que estava prevista para o ano seguinte à sua renúncia, no Rio de Janeiro:

“Depois da experiência das viagens ao México e Cuba [março de 2012], eu não me sentia mais capaz de empreender uma viagem dessas. A presença física de um Papa é indispensável (…) É uma das circunstâncias pelas quais a renúncia me surgiu como um dever”.

Convencido desde o início de que era apenas um “simples e humilde trabalhador na vinha do Senhor“, o Papa Emérito refletiu que não poderia fazer outra coisa além de “colocar-se nas mãos do Senhor e confiar n’Ele”, contando com a presença de Maria e dos santos, em especial daqueles a quem chama de “companheiros de viagem de toda uma vida”: Santo Agostinho e São Boaventura.

Grande apoio dos fiéis

Ele tinha, portanto, grande apoio espiritual para tomar essa decisão profundamente refletida, mas também contava com o apoio dos fiéis. Bento XVI comentou que recebeu muitas cartas, tanto dos chamados “grandes deste mundo” como também de “pessoas humildes e simples”, oferecendo-lhe as suas orações e a sua amizade.

Falando de suas relações com o Papa Francisco, Bento XVI reiterou a obediência e a dedicação, como já tinha feito no passado. O Papa Emérito contou que sentiu grande “gratidão à Providência” quando foi anunciada a eleição de Jorge Mario Bergoglio à Sé Apostólica:

“Depois de dois Papas da Europa Central, o Senhor voltou o seu olhar para a Igreja universal e nos convidou a uma comunhão mais ampla, mais católica”.

Retirado desde a renúncia no convento vaticano Mater Ecclesiae, o Papa Emérito se disse “tocado” pela disponibilidade do Papa Francisco:

“A bondade que ele me dedicou é, para mim, uma graça particular neste período final da minha vida”.

Também em 2016, foi publicado, em vários idiomas, o livro-entrevista “Últimas Conversas“, de Bento XVI com o jornalista alemão Peter Seewald, que já tinha escrito outros livros em parceria com Joseph Ratzinger antes e durante o seu pontificado. É o caso de “O Sal da Terra” (1996) e “Luz do Mundo” (2010).

Tags:
Bento XVIDoutrinaVirtudes
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia