Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Para Ela
separateurCreated with Sketch.

A beleza natural deu um grande passo sobre o Photoshop

KOBIETA NA ŁĄCE

Shutterstock

Mathilde Dugueyt - publicado em 29/09/18

A França proibiu crianças e modelos muito magras, mas precisamos continuar redefinindo o que é beleza, com uma pequena ajuda

Mudanças estão acontecendo na indústria da moda, finalmente. Depois que dois decretos foram anunciados pelo governo francês, o estado da saúde das modelos agora está se tornando uma prioridade. É necessário um certificado médico atestando um IMC (Índice de Massa Corporal) saudável para aqueles que desejam modelar na passarela. E não haverá mais jovens com menos de 16 anos em desfiles de moda ou revistas em roupas não destinadas a sua faixa etária. Já estava na hora; a saúde de uma modelo deve ser uma prioridade, e essas medidas minimizarão os distúrbios alimentares que parecem ter sido encontrados nesta indústria.

Além disso, os novos decretos também afetarão a forma como as modelos são percebidas pelo público em geral. Qualquer imagem digitalmente alterada destinada a uso comercial na França terá que ser rotulada com “photographie retouchée” – fotografia retocada. Sim, agora saberemos que a imagem perfeita que vemos diante de nossos olhos não é exatamente o que parece.

Não se trata apenas da saúde dos modelos, embora, é claro, isso seja motivo de preocupação; é também sobre a mensagem que está sendo dada àqueles que são influenciados por essas imagens de mulheres aparentemente perfeitas – em particular meninas jovens.

Conversamos com a psicoterapeuta Catherine Bronnimann, que também é autora de Psyche’s Dress: an essay on the link between psychoanalysis and clothing, sobre o papel que a moda tem de desempenhar e sobre como devemos redefinir o que é beleza, com uma pequena ajuda da Bíblia também.

A importância de transmitir os valores certos às gerações mais novas

Em uma sociedade onde a imagem de uma mulher foi reduzida ao corpo, as mais jovens são as mais vulneráveis. “A moda tem uma influência muito poderosa sobre as jovens e adolescentes”, explica Bronnimann. “Elas querem se identificar. Particularmente, pessoas que não têm muita autoestima e que pensam que, ao serem como as modelos, sua vida será diferente. Devemos nos livrar desse ideal inalcançável e entender que as mulheres não são cabides. Isso pode levar algum tempo, mesmo que alguns jovens estudantes e designers estejam começando a levar em consideração a questão”.

A necessidade de respeitar seu corpo

Como a Bíblia nos lembra, uma pessoa é um ser espiritual e corporal ao mesmo tempo. A saúde é preciosa, e cuidar de si mesmo é importante. “O corpo ideal não é o sonho irrealizável [retratado em fotos retocadas]”, ressalta Bronnimann. “Não podemos apagar as partes que não gostamos. Esses decretos estão preocupados com a magreza, bem como com nossas rugas, deficiências, estrias etc.”. Essas pequenas imperfeições também são um reflexo de nossas experiências; elas fazem parte integrante de nossas personalidades. Apagar esses detalhes também significa apagar um pouco de nós mesmos; nós precisamos aceitar nossos corpos como são. Ao mesmo tempo, “manter o conforto e as habilidades motoras de nosso corpo é importante”, continua a psicoterapeuta. “Precisamos cuidar do nosso corpo para conservá-lo”. Então, para honrar nosso corpo como Deus o criou, o primeiro passo é respeitá-lo seguindo alguns bons hábitos de vida.

O corpo é um diário visual de nossas vidas

“Uma mulher não é apenas um corpo!”, lembra-nos Bronnimann. É importante cuidar do nosso corpo, e é muito importante não prestar muita atenção também. A adoração da perfeição física é sempre prejudicial e traz consigo uma série de efeitos colaterais negativos, como distúrbios alimentares, depressão etc. Ao longo dos anos, nossos corpos se desenvolvem de acordo com diferentes estágios da nossa vida, e tudo bem. Aceitar essas mudanças significa desenvolver nossa maneira de pensar.

A beleza natural está começando a ter mais reconhecimento

Na maioria das revistas de moda, as imagens das mulheres são retocadas, alterando a beleza natural de cada modelo. É lamentável que uma aparência física idealizada ainda tenha mais valor para algumas publicações do que a autenticidade, porque são as poucas imperfeições que tornam as modelos mais reais, humanas e confiáveis, com uma beleza mais natural. Por sorte, certos meios de comunicação – como Verily– favorecem a transparência, usando fotografias de mulheres como elas são; o lema da revista é: “Menos de quem você deveria ser, mais de quem você é”. Este é um pequeno passo, que olha as mulheres de maneira mais gentil, corpo e alma, e questiona o falso ideal da beleza no mundo da moda.

Tags:
BelezaBem estarSaúde
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia