Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Para Ela
separateurCreated with Sketch.

Como se preparar emocionalmente para o parto

PREGNANT,WOMAN,PARK,AUTUMN

Shutterstock

Marta Brzezińska-Waleszczyk - publicado em 29/09/18

Descubra o que ninguém te conta quando você está prestes a dar à luz...

Nove meses passam rapidamente – realmente! Eu não acreditava até que vivi isso. Todos nós sabemos – pelo menos intuitivamente – que precisamos começar a preparar a chegada do novo membro da família um pouco antes das últimas semanas da gestação. Se você ainda acha que é cedo, seus familiares ou as aulas de maternidade irão te ajudar rapidamente a enfrentar a realidade.

Todas essas pessoas e instituições lhe darão um guia abrangente sobre o que levar para o hospital: duas camisolas, três pares de roupas íntimas, uma roupa de bebê, documentos etc., que você deve colocar em uma bolsa durante o segundo trimestre e manter em um lugar facilmente acessível. Eles também lhe dirão como preparar seu corpo para este importante evento, e irão te informar sobre as formalidades.

Mas muitas pessoas não vão te dizer como se preparar para o parto emocionalmente, espiritualmente ou simplesmente como uma mulher.

Esteja linda!

Se for importante para você, cuide da sua aparência. Acredite em mim, você não terá muito tempo para um esteticista ou um spa logo após o nascimento do bebê. Se você sentir que é necessário, vá ao cabeleireiro e faça um ótimo corte de cabelo e arrume suas unhas. Porém, tenha cuidado com a manicure, especialmente se você for passar por uma cesariana. Durante a cirurgia, seu pulso e nível de oxigênio são testados usando seu dedo e um oxímetro de pulso que, de acordo com alguns estudos, pode não ser muito preciso com esmalte escuro.

O parto é um evento suficientemente desconfortável que, se você puder fazer qualquer coisa para favorecer uma sensação de conforto, mesmo que seja apenas um pequeno detalhe que faça você se sentir melhor, vale a pena fazer. Conheço mulheres que, de alguma forma mágica, conseguiram fazer maquiagem antes de ir para o hospital. Mas quem pensa em maquiagem durante o parto? Bem, o fato de que você está se preparando para o primeiro encontro com uma das pessoas mais importantes em sua vida pode mudar sua perspectiva.

O vestido de parto

Pelo mesmo motivo, o vestido que você usará para o grande evento é importante. Para muitas mulheres, será fornecido pelo hospital. Para aquelas que estão planejando um parto em casa ou em um centro de parto, existem escolhas. Claro, deve ser confortável, feito de tecido macio e suave e, o mais importante, deve ser funcional, feito para amamentar o bebê em privacidade.

Felizmente, hoje podemos usar vestidos de parto especiais com aberturas estrategicamente colocadas, que também são vestidos bonitos. Você só precisa fazer uma rápida pesquisa na internet – vale a pena. Tenha em mente que você realmente não precisa ter um vestido especial; você pode simplesmente usar um vestido confortável que você gosta.

Agradável, acolhedor e confortável

O ambiente é tão importante quanto o que você usará. Aqui, muitas vezes, não há muito o que fazer ou mexer, mas… Se você sabe que você estará sozinha em um quarto, você pode torná-lo um pouco mais aconchegante trazendo seu cobertor ou travesseiro favorito.

As chamadas salas de parto são provavelmente as melhores para aqueles que gostariam de adaptar a sala às suas necessidades. Lá, você pode desligar as luzes brilhantes do hospital e acender uma pequena lâmpada trazida de casa, velas lindas e cheirosas e ligar sua música favorita. Pense em algo que seja importante para você e algo que você precisa para se sentir um pouco melhor nessa situação, então você deve encontrar uma maneira de fazê-lo acontecer.

O companheiro certo

Pode ser óbvio, mas muitos casais deixam a decisão de quem estará presente no nascimento apenas no dia. Às vezes, a mulher não quer que o marido esteja lá; talvez ela prefira que uma amiga, ou sua irmã, ou uma doula (assistente de parto) esteja com ela. É bom falar sobre isso antes de estar a caminho do hospital. E é importante que essas pessoas sortudas estejam preparadas para um telefonema imprevisível no meio da noite ou no meio de um dia útil.

E antes que tudo aconteça, considere se os momentos mágicos devem ou não ser imortalizados, e como. Se você quiser realmente ter um pequeno vídeo do primeiro abraço com o bebê, certifique-se de dizer ao seu marido. Se você quer apenas fotos, certifique-se de que ele também saiba disso. Discuta o que você irá e não irá aceitar. E, acima de tudo, o equipamento fotográfico deve estar carregado e embalado! Apenas lembre-se de explicar com precisão suas expectativas.

A vida tem seus próprios planos

Todos nós sabemos que nos preparamos de forma muito especial para a chegada de uma criança. Na nossa cabeça, muitas vezes temos algo parecido com um roteiro de Hollywood, cena por cena de como tudo vai acontecer. E isso é ótimo, mas lembre-se de que a vida não segue nossos planos.

Eu não quero tirar a sua imaginação e fantasia; eu só quero lembrar que você precisa estar preparada para o imprevisível. Não apenas a difícil situação de quando uma mulher nem sequer considerou uma cesariana e na hora foi necessário, mas simplesmente o fato de que, naqueles momentos mágicos, a vida escreve seu próprio roteiro.

Tags:
BebêsGravidezMaternidadeSaúde
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia