Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Para Ela
separateurCreated with Sketch.

A dor da infertilidade e a indignidade da Fertilização In Vitro

IVF

Shutterstock

Calah Alexander - publicado em 30/09/18

O ensinamento da Igreja tem sentido porque a alternativa é desumana

Quando eu me converti ao catolicismo, os ensinamentos da Igreja sobre Fertilização In Vitro (FIV) me deixaram perplexa. Por toda a ênfase na abertura à vida e na oposição à contracepção que aprendi no RCIA (Rite of Christian Initiation for Adults), parecia antitético negar a possibilidade de conceber uma nova vida para os casais que lutavam contra a infertilidade.

Eu havia compreendido o ensinamento intelectualmente – o sexo dentro do casamento tem um significado unitivo e procriador, então, enquanto a contracepção tira o aspecto procriador, a FIV substitui completamente o ato sexual. Qualquer uma dessas escolhas é ruim para um casal e pode ser prejudicial para um casamento.

Isso fez sentido logicamente, mas a totalidade dos ensinamentos da Igreja nunca fez tanto sentido para mim até eu ler o artigo de Garance Doré em Lenny Letter sobre falha na FIV. Doré explica que não considerou ter um filho até seus 30 anos, e ela tinha 40 anos quando começou a tentar ativamente. Ela detalha meses de esteroides, hormônios, injeções, FIV e como ela se sentiu quando os dois embriões implantados não prosperaram:

“Eu estava devastada. Nada me preparou para isso. Nada me preparou para um ano de hormônios tóxicos, conversas tóxicas e pensamentos tóxicos. Um ano sobre o qual perdi minha mente, minha alegria, meu amor”.

É um artigo difícil de ler. Eu enxerguei seu sofrimento, odiando o quão incrivelmente desumano o negócio de fazer bebês em laboratórios e clínicas parece ser. Em um ponto, Doré até se comparou a “um animal ferido escondido no canto da casa”, tentando encontrar um lugar não castrado na barriga para uma injeção. Seu noivo ecoou isso após a falha da FIV: “Eu quero que você pare de se tratar como um rato de laboratório”, ele disse.

O ensinamento da Igreja sobre a vida é lindo precisamente porque não faz isso. A abertura à vida não significa que um casal deve ter um bebê a qualquer custo; simplesmente significa que um casal deve estar aberto à vida como vier. Talvez isso signifique um bebê, ou vários bebês. Talvez não. Mas toda vida é preciosa, e todo ser humano possui dignidade inerente. Transformar a criação de uma nova vida em um processo clínico frio pode nos tirar dessa dignidade, como Doré experimentou tão dolorosamente.

Mas tratar a infertilidade nem sempre tem que ser desumano. Na verdade, a Igreja tem feito progressos promissores no desenvolvimento de tratamentos de infertilidade morais e efetivos, e métodos de rastreamento de fertilidade mais efetivos. NaPro Technology foi desenvolvida após mais de 30 anos de estudo de variações normais e anormais nos ciclos menstruais e de fertilidade e aborda as causas profundas da infertilidade. É muito bem sucedido e altamente considerado pelos pacientes e suas famílias.

FEMM é o mais recente rastreador de fertilidade baseado em aplicativos. Muito longe do método do ritmo de algumas décadas atrás, o FEMM é um programa abrangente de saúde da mulher que ajuda as mulheres a monitorar sua saúde geral com base no papel central da endocrinologia reprodutiva. A FEMM não é apenas um método para alcançar ou evitar a gravidez – pode ajudar a diagnosticar e tratar tudo, desde ovários policísticos e endometriose até enxaquecas e disfunção tireoidiana.

Claro, nem todos os casos de infertilidade podem ser curados. Eu tenho amigos que lutaram brutalmente com essa dor, e eu não sonharia sugerir que isso não fosse outra coisa senão uma cruz terrível. Mas eu também sei que Cristo nos pede para assumir nossa cruz, não encontrar uma maneira de contorná-la – e eu estou começando a ver que, no final, as maneiras pelas quais tentamos escapar de nossas cruzes podem ser piores do que suportá-las.

Doré parece ter encontrado uma medida de paz ao abandonar os tratamentos de fertilização in vitro, e espero que a paz continue. Espero que todas as mulheres e casais que sofram infertilidade possam encontrar a mesma paz, sabendo que não sofrem sozinhos e seu sofrimento não é em vão.

Santa Rita de Cássia, padroeira da infertilidade, rogai por nós!

Tags:
FamíliaSofrimento
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia