Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Para Ela
separateurCreated with Sketch.

O que a ciência já descobriu sobre relacionamentos felizes e saudáveis

couple-brain-shutterstock_603870335

Por Fona/Shutterstock

Sempre Família - publicado em 11/10/18

As pesquisas sobre relacionamentos apontam para lições que são, ao mesmo tempo, simples, óbvias e difíceis de ensinar

Talvez a atitude mais comum em um relacionamento seja simplesmente se deixar levar. Nós nos entusiasmamos no começo, mas quanto mais adentramos na aridez do dia a dia, menos nos dedicamos ao nosso relacionamento e logo nos vemos envolvidos em rancores, conflitos, carências, rivalidades ou o mais puro tédio. Ninguém nega que manter relacionamentos felizes e saudáveis é um desafio.

Cada vez mais, porém, o trabalho de pesquisadores oferece orientações para realizar essa tarefa baseados em evidência científica, analisando os hábitos de casais felizes. Ao que parece, a ciência dos relacionamentos aponta para lições que são, ao mesmo tempo, simples, óbvias e difíceis de ensinar: a empatia, a positividade e uma forte conexão emocional são os motores das relações mais saudáveis e felizes.

Conexão forte

“A coisa mais importante que aprendemos, aquilo que realmente se sobressai em toda a psicologia do desenvolvimento, a psicologia social e o nosso trabalho de laboratório nos últimos 35 anos, é que o segredo para relacionamentos cheios de amor e para mantê-los fortes e vibrantes com o passar dos anos, apaixonando-se de novo e de novo, é a responsividade emocional”, diz Sue Johnson, psicóloga de Ottawa que escreveu vários livros sobre o assunto.

Essa responsividade, resumindo, tem tudo a ver com entender o que o outro está sentindo através de pequenos sinais. “A pergunta de um milhão de dólares no amor é: ‘Você está aí para mim?’”, diz Johnson. “Trata-se de sincronia emocional, de estar conectado ao outro”. A psicóloga chegou a desenvolver um método pioneiro chamado terapia com foco no emocional, durante a qual os casais aprendem a criar laços através de conversas que expressem necessidades e evitem críticas.

“O que torna um casal infeliz é quando os dois têm uma desconexão emocional e não conseguem se sentir seguros um com o outro”, aponta a psicóloga. O criticismo, a rejeição, o afastamento e o ficar na defensiva são atitudes extremamente estressantes, que o cérebro interpreta como um sinal de perigo.

Positividade

Já Carrie Cole, diretora de pesquisa do Gottman Institute, uma entidade dedicada ao estudo do casamento desde a década de 1970, diz que o afastamento emocional se torna um risco quando o casal não realiza atividades que criam positividade. “Quando isso acontece, as pessoas se sentem como se estivessem cada vez mais distantes até que um nem sequer conheça mais o outro”, explica.

Com base em suas pesquisas, a orientação fundamental do instituto é encorajar os casais a tornar rotina pequenos hábitos de contato que expressem o carinho de um pelo outro. Apostas como essa são uma via de mão dupla: elas ajudam o seu parceiro a se sentir bem consigo mesmo e seguro do seu relacionamento, ao mesmo tempo em que lembram você dos motivos pelos quais se decidiu por partilhar a vida com essa pessoa.

Cérebro e coração

A antropóloga biologista Helen Fisher, do Kinsey Institute, descobriu a partir de tomografias que três comportamentos expressos em componentes neuroquímicos estão presentes em pessoas que se consideram muito satisfeitas com seu relacionamento: a prática da empatia, o controle dos próprios sentimentos e a manutenção de uma visão positiva do parceiro.

Em relacionamentos felizes, cada cônjuge procura ter empatia e entender a perspectiva do outro em vez de sempre insistir que está certo. Para Fisher, controlar o estresse e as emoções é uma habilidade que pode ser sintetizada em um conceito simples: “Fique quieto e não se mova”. Se você não consegue se segurar sozinho quando a raiva aparece, desvie dela: vá para a academia, dê uma volta com o cachorro ou leia um bom livro. Faça qualquer coisa que tire você de um caminho destrutivo.

No fim, a qualidade dos nossos relacionamentos determina a nossa qualidade de vida. “Bons relacionamentos não são apenas mais felizes e bonitos”, afirma Johnson. “Quando sabemos como curar nossas relações e mantê-las saudáveis, elas nos fazem mais resilientes. Todos esses clichês sobre como o amor nos torna mais fortes não são só clichês: isso é fisiológico. A conexão com as pessoas que nos amam e nos valorizam é a nossa única rede de segurança na vida”.

(via Sempre Família. Com informações de Motto/Time)

Tags:
CasamentoCiênciaFelicidadeRelacionamento
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia