Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Estilo de vida
separateurCreated with Sketch.

Como o sexo pode melhorar no decorrer do casamento?

SEKS BEZ UCZUĆ

Shutterstock

Cecilia Zinicola - publicado em 13/11/18

A Ciência confirma que o vínculo, a confiança e a intimidade têm efeitos diretos na qualidade do encontro sexual

As ideias negativas sobre o matrimônio existem e, naturalmente, referem-se também ao que as pessoas pensam sobre o sexo no casamento. O conceito popular de que os casados são menos satisfeitos sexualmente se deve a juízos de valor que pouco têm a ver com o sexo.

A pesquisadora e terapeuta de casais, Sarah Hunter Murray, que também tem doutorado em sexualidade humana e anos de experiência profissional, diz que sempre fica desconsertada quando se depara com as falsas suposições sobre o sexo no casamento: “Fico perplexa, pois a maioria das pessoas hoje em dia se casa com uma pessoa por quem esteja apaixonada, alguém que seja um bom amigo, com quem quer compartilhar a vida”.

Muita gente pensa que o sexo no casamento não é frequente ou tão apaixonado como quando se é solteiro. No entanto, estatisticamente falando, é o contrário: a probalidade de ter uma melhor qualidade no encontro sexual aumenta durante o casamento.

Segundo a pesquisadora, os anos de relacionamento fazem com que existam mais oportunidades de encontros e conhecimento mútuo. Além disso, “há um crescimento do nosso autoconhecimento e habilidades sexuais. E isso é algo que se fortalece com uma relação a longo prazo”.

Por outro lado, a intimidade que a vida matrimonial oferece desempenha um papel essencial na qualidade da vida sexual do casal.

Os estudos demonstram que o afeto e a proximidade têm efeitos diretos entre quatro paredes. O sexo sem amor pode ser divertido, mas também é provável que seja um pouco incômodo, emocionalmente incerto e, às vezes, cheio de arrependimento.

Para Hunter Murray, o vínculo mais forte, a confiança e a intimidade comuns no matrimônio são o combustível que os casais precisam para se sentirem seguros, experimentar e falar mais abertamente sobre seus gostos sexuais com as pessoas que amam.A pesquisadora explica que é um erro pensar que estar muito familiarizado com nosso cônjuge poderia reduzir o desejo. O que, sim, poderia acontecer é que a paixão se apagar. Mas não pela convivência, mas por falta de comunicação.

Diante da falta de paixão, os casais costumam se perguntar se deveriam continuar juntos ou não. Mas, na realidade, o que eles deveriam fazer é falar mais sobre vários assuntos, inclusive sobre sexo.

Longe das crenças sobre os benefícios das relações casuais, a terapeuta diz que “aqueles que investem tempo e se esforçam para planejar o encontro de intimidade têm sexo melhor do que aqueles que não o fazem.”




Leia também:


Tags:
CasamentoSexualidade
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia