Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Papa: São José é o “homem dos sonhos”, mas não é um “sonhador”

HOLY FAMILY

Dennis Jarvis | Flickr CC by SA 2.0

Reportagem local - publicado em 21/12/18

Francisco falou da diferença entre sonhar "com ou sem os pés no chão", a partir do exemplo de São José, o pai adotivo de Jesus

Ao se aproximar o Natal, há um tesouro extraordinário de temas e eventos sobre os quais meditar com inesgotável profundidade e riqueza espiritual. E um singelo, humilde e gigantescamente fiel homem de Deus merece particular atenção: o pai adotivo do Menino Jesus, São José.

Nesta semana, em sua homilia da terça-feira, o Papa Francisco destacou que ele “é o homem que sabe acompanhar em silêncio; o homem dos sonhos“.

Diante do mistério da Encarnação do Filho de Deus, ele abraçou a sua missão como pai adotivo “em silêncio”, na fé livre e firme, ajudando o Menino Jesus a crescer.

“Ele procurou um lugar para que o filho nascesse; cuidou dele; ajudou-o a crescer; ensinou-lhe a profissão. Muitas coisas… Em silêncio. Jamais tomou para si a propriedade do filho: deixou-o crescer em silêncio. Deixa crescer: seria a palavra que nos ajudaria muito, a nós, que por natureza queremos sempre colocar o nariz em tudo, principalmente na vida dos outros. E ele deixa crescer. Protege. Ajuda. Mas em silêncio”.

O Papa também descreveu São José como “o homem dos sonhos“, mas esclareceu que isso é diferente de ser meramente “um sonhador“.

“O sonho é um lugar privilegiado para buscar a verdade, porque ali não nos defendemos da verdade. Deus fala também nos sonhos. Nem sempre, porque normalmente é o nosso inconsciente que vem, mas Deus muitas vezes escolheu falar nos sonhos. E o fez muitas vezes, na Bíblia. Mas José era o homem dos sonhos, mas não era um sonhador! Não tinha fantasias. Um sonhador é outra coisa: é aquele que está no ar e não tem os pés no chão. José tinha os pés no chão. São José tinha os pés no chão, mas era aberto“.

Francisco lançou aos fiéis um convite:

Sonhar! Como sonham os jovens, que não têm ‘pudor’ ao sonhar e ali encontram um caminho. Não perder a capacidade de sonhar, porque sonhar é abrir as portas para o futuro. Ser fecundos no futuro”.


São José e a Sagrada Família

Leia também:
São José, o homem a quem o próprio Deus chamou de pai

Tags:
NatalPapa FranciscoSão José
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia