Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Para Ela
separateurCreated with Sketch.

8 dicas para manter a chama em seu relacionamento

CZUŁE ROZMOWY

Shutterstock

Javier Fiz Pérez - publicado em 15/02/19

Pessoas apaixonadas não têm medo de viver intensamente

Quando nos apaixonamos, o relacionamento é naturalmente cheio de paixão, curiosidade, descoberta e entusiasmo. Embora os relacionamentos mudem e amadureçam com o tempo, isso não significa que não possamos mais experimentar tais aspectos do amor.

Aqui estão algumas dicas concretas que podem ajudar a manter acessa a chama da paixão:

Os rótulos são para frascos, não para pessoas

Muitas vezes, rotulamo-nos, forçando-nos em uma descrição rígida em contraste com outros papéis, particularmente para o nosso cônjuge. Assumir papéis tão rígidos dificulta a evolução de um casal.

Preste atenção às necessidades, gostos e preferências do seu parceiro

Ao longo de nossas vidas como casal, continuamos a descobrir aspectos da personalidade de cada um. Os casais nunca terminam realmente de se conhecer. Isso nos leva ao próximo ponto:

Seja curioso sobre o outro

Compartilhar segredos e nossos pensamentos e sentimentos mais íntimos é prazeroso porque nos permite surpreender um ao outro a cada dia com aspectos de nós mesmos que o outro pode não conhecer. Mostrar curiosidade sobre nosso cônjuge é uma maneira de manter o relacionamento interessante.

Esteja aberto a novos interesses e atividades

Se não estamos curiosos sobre o outro, apesar de todo o tempo que passamos juntos como casal, podemos continuar sendo guiados por ideias preconcebidas sobre o outro que nos cegam para o que nosso cônjuge realmente é hoje.

Talvez o seu cônjuge adorasse aprender a cozinhar, mas você o desestimula, ou insiste em cozinhar sozinho/a; ou você gostaria de saber como fazer determinado reparo, mas seu cônjuge desconsidera porque é mais fácil pagar alguém para fazê-lo.

Nós temos que apreciar o valor da mudança e estar abertos a novas ideias e atividades. Caso contrário, podemos ficar presos em uma rotina e nos agarrar a uma imagem imprecisa.

Crescer juntos, não separados

Fazer coisas novas é bom, mas um dos principais perigos para um relacionamento estável é a incapacidade de encontrar projetos que você possa fazer juntos. Quando começamos a namorar nosso cônjuge, sonhamos com as coisas que faríamos e os lugares onde íamos juntos. Algum desses sonhos se tornou realidade? Há algum deles que podemos fazer agora? Unir-se um ao outro em atividades e sonhos é uma das formas mais eficazes de manter um relacionamento vivo.

Explore juntos

A vida, tanto em geral quanto em casal, é mais interessante se não nos limitarmos a fazer coisas que são rotineiras e familiares. Devemos estar abertos a novas experiências. Devemos estar sempre abertos a ampliar nossos horizontes. Se dermos o salto para ir a novos lugares e fizermos coisas novas de tempos em tempos, voltaremos para casa com mais energia e compartilharemos experiências que fortalecem o vínculo.

Mostre seu amor com pequenas surpresas

Dizem que a vida é feita de pequenos detalhes. Comprar flores de vez em quando ou convidar seu cônjuge para comer em seu restaurante favorito, sem ter uma ocasião especial, são surpresas pequenas, mas eficazes. É sempre bom para o casal dar presentes um ao outro sem precisar de outro motivo ou ocasião além do amor.

Viva intensamente

Coloque seu coração e alma em tudo que você faz como casal. Pessoas apaixonadas não têm medo de viver intensamente. Não desconfie de suas emoções; desfrute da companhia um do outro, compartilhe seus sentimentos e se comprometa a doar um ao outro tudo de si.

O amor é construído dia a dia através da fidelidade e da doação. É por isso que é importante fortalecer nossos compromissos como casal para dar o melhor de nós mesmos um ao outro em nosso relacionamento. O amor cria mais amor.

Tags:
AmorCasamentoFamília
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia