Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Curiosidades
separateurCreated with Sketch.

Você consegue ver um diabo dentro da nuvem desta obra de arte?

DEATH AND ASCENSION OF ST. FRANCIS

Giotto di Bondone | WikiMedia PD

Daniel R. Esparza - publicado em 26/02/19

Sim, o demônio está na obra, que representa a morte de São Francisco de Assis. Mas por que o maligno foi parar dentro desta nuvem?

A historiadora de arte Chiara Frugoni passou mais de 30 anos estudando o famoso ciclo de São Francisco,obra do renomado artista florentino do século XIII, Giotto di Bondone, e seu mestre Cimabue.

O ciclo, que representa 28 cenas da vida do amado santo através de uma série e afrescos que decoram a Basílica de Assis, foi restaurado depois de sofrer danos causados por um terremoto em 1997.

Na cena que representa a morte de São Francisco, Frugoni fez uma descoberta que confirma: o diabo está, realmente, nos detalhes.

Giotto incluiu o perfil de um diabo sorridente na nuvem. É preciso olhar muito bem para enxergar a figura. Mas a historiadora diz: “É muito vísivel” (veja na imagem abaixo, que foi ampliada). Para ela, ninguém tinha observado o diabo antes porque ninguém estava procurando por ele. “Com certeza agora todo mundo vai ver”, disse a pesquisadora.

GIOTTO DETAIL
Giotto di Bondone | WikiArt PD

Ok! Tem um diabo na nuvem. Mas por quê?

Uma possível explicação foi dada pelo padre Enzo Fortunado, um sacerdote franciscano. Em artigo compartilhado pela CBS, ele diz que algumas tradições medievais poderiam estar em jogo na obra.

Para ele, na época medieval acreditava-se comumente que, no momento da morte, dois personagens entravam em ação: o anjo da guarda, que acompanha a alma ao céu (se ela for para lá, é claro!), e o demônio, encarregado de acusar o defunto para tentar arrastá-lo para o inferno.

Mas está é só uma explicação possível para a aparição da figura demoníaca na cena. O motivo de ela estar dentro de uma nuvem ainda precisa ser investigado.

Tags:
ArteDemônioSantos
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia