Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Curiosidades
separateurCreated with Sketch.

O que é a “Quarta-feira do Espião”?

JUDAS

Public Domain

Philip Kosloski - publicado em 12/04/19

Semana Santa: antes de Jesus celebrar a Páscoa, um "espião" saiu para traí-lo

À medida que os dias da Semana Santa avançam, acontecem vários eventos que levam diretamente ao que acontecerá na Sexta-feira Santa. Entre esses eventos está a fatídica traição de Jesus por um dos seus próprios discípulos.

Então um dos Doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os príncipes dos sacerdotes e perguntou-lhes: Que quereis dar-me e eu vo-lo entregarei. Ajustaram com ele trinta moedas de prata. E desde aquele instante, procurava uma ocasião favorável para entregar Jesus. (Mateus 26, 14-16)

Essa ação de Judas rendeu-lhe o título de “espião”, dado pelos cristãos medievais, de acordo com a definição tradicional da palavra inglesa, “aquele que mantém vigilância secreta sobre uma pessoa ou coisa para obter informações”.

De quarta-feira em diante, Judas secretamente observou as chances de entregar Jesus aos sumo sacerdotes, e muitos cristãos rotularam este dia como “Quarta-feira do Espião”.

Na mesma linha, várias culturas refletiram o humor sombrio deste dia, chamando-a de “Quarta-Feira das Sombras”. É também chamada de “Quarta-feira Silenciosa”, já que os Evangelhos não registram nenhuma atividade na vida de Jesus. O único evento é a reunião secreta de Judas com os sumo sacerdotes.

Os eventos de Quarta-feira inauguram os últimos dias da vida de Jesus na Terra e conduzem diretamente ao sacrifício de Jesus na Sexta-feira Santa.

Tags:
JesusQuaresmaSemana Santa
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia