Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

Luminoso legado de Edith Stein: filosofia como modo de vida e a vida como vocação

Edith Stein

CC

Reportagem local - publicado em 09/08/19

Intelectual judia que virou ateia e depois se converteu à fé católica, Santa Teresa Benedita da Cruz foi martirizada no campo de concentração de Auschwitz

Santa Teresa Benedita da Cruz, nascida Edith Stein, mulher, judia, filósofa, escritora, professora, enfermeira, convertida ao catolicismo, carmelita, mártir, santa e co-padroeira da Europa, foi morta em 9 de agosto de 1942 nas câmaras de gás de Auschwitz e representa, para católicos e não católicos, um modelo de mulher integral, dos pés à cabeça: enraizada no mundo, apaixonada pelo conhecimento da realidade e voltada convictamente para a eternidade, ela repropõe um autoexame premente a uma Europa submersa em profunda crise de identidade, fragilizada, fragmentada, secularizada, marcada pelo selo da ideologia em todos os âmbitos da vida, inclusive no religioso.

Reconhecido filósofo contemporâneo de Santa Teresa Benedita da Cruz, Ludwig Wittgenstein observou que “o ser humano vive a vida diária com o brilho de uma luz da qual não se dá conta até que se apague“. Santa Teresa Benedita da Cruz reflete uma luz que brilha na mais completa escuridão.

Invocá-la é evocar grandes contribuições dessa grande mulher ao nosso tempo: a sua concepção da filosofia como modo de vida e a vida entendida como vocação, especialmente na beleza da vida em comunidade em contraposição à solidão do individualismo contemporâneo.

Filosofia como modo de vida

Estamos acostumados a viver num mundo virtual, de relações fictícias, como se a cada momento tivéssemos de seguir instruções. Empobrecemos a nossa razão porque empobrecemos a nós mesmos. A filosofia nos ajuda a viver a vida com densidade, a crescer, a levar a sério a nossa existência.

A figura de Edith Stein não representa apenas a recuperação de um modo de conhecimento como o filosófico, mas a recuperação da própria razão. Edith nos ensina que a razão se amplia, é viva, histórica, inclusiva, não se detém diante dos próprios limites, mas é abraçada e acolhida pelo Mistério que a engrandece.

Vida humana entendida como vocação

Vocação é chamado, origem e destino. Vocação a ser mais nós mesmos. Vocação é a característica que mais nos define. A verdadeira vocação é a entrega, a capacidade de amar, que é o sustento fundamental da vida comunitária. Essa vocação, como a própria Edith descreveu em várias conferências, se manifesta na dignidade da mulher, esposa e mãe, sustento da vida, protetora da vida nascente, e também na Igreja, como esposa de Cristo, que abraça a sua vocação de serviço à vida humana em todas as suas dimensões a partir de uma lógica nova, a do dom e do sacramento, porque Cristo é quem faz novas todas as coisas.

E isto é o que precisamos recuperar com urgência para voltar a ser o que somos: homens livres, criados à imagem e semelhança de Deus, que conquistam, no serviço aos outros, o nome com que foram chamados; o seu verdadeiro nome.

O carmelo, um cenário de plenitude

Edith Stein encontrou no carmelo essa vocação de serviço à humanidade. Tornar-se carmelita não foi uma fuga do mundo intelectual em que tinha dado tantos frutos: foi simplesmente um modo de se entregar mais e servir melhor a partir da verdade que tinha encontrado. Não há amor sem verdade e não há verdade sem amor.

Santa Teresa Benedita da Cruz ofereceu a vida por todos os homens e pela paz verdadeira. Ela foi presa em vingança pela sua denúncia pública, lida em todas as igrejas da Holanda, contra a perseguição perpetrada pelas autoridades nazistas. Foi então emitida a ordem de encarceramento contra todos os judeus do país que tivessem se convertido ao catolicismo. Edith entregou sua vida unida ao destino do seu povo, a partir da convicção de que, em Cristo, cumprem-se as promessas feitas ao povo de Israel.

________

A partir de texto de Feli Merino publicado por Aleteia em 9 de agosto de 2013.

Aleteia propõe aos seus leitores uma série de textos riquíssimos sobre a trajetória e o legado de Santa Teresa Benedita da Cruz, uma das grandes luzes do século XX, tão ensombrecido pelas trevas.




Leia também:





Leia também:
Edith Stein: filósofa, religiosa e mártir


KOBIETA NA HUŚTAWCE

Leia também:
Os 4 pilares da feminilidade, segundo Edith Stein


Belém e Calvário

Leia também:
Edith Stein: “O mistério do Natal e o mistério do mal estão intimamente unidos”


Santa Teresa Benedita da Cruz e o Espírito Santo

Leia também:
O hino ao Espírito Santo, de Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein)

Tags:
FilosofiaMártiresnazismoSantosTestemunho
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia