Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Para Ela
separateurCreated with Sketch.

Solidão e autoconhecimento

SAMOTNA KOBIETA

Aricka Lewis/Unsplash | CC0

Talita Rodrigues - publicado em 06/09/19

Há momentos em nossas vidas em que temos que buscar a cura e a paz que só podem vir da solidão

Ao assistir ao filme “Comer, rezar e amar”, pude me deparar com uma mulher como eu (e como você). Uma mulher que ansiava e que precisava buscar o seu prórpio autoconhecimento. 

No filme, a personagem principal, Liz, se via exausta de si mesma, de sua vida e de seus relacionamentos desastrosos. Depois, Liz toma coragem e embarca em uma viagem de um ano à Itália, Índia e a Bali. 

Na Ítalia, Liz descobriu seu apetite, além de ter se deliciado com as belas paisagens, as quais nunca imaginou ver. Sem medo de calorias, Liz descobriu o quanto vale experimentar uma boa comida e estar bem consigo mesma, descobriu que isso já era o bastante. 

Na Índia, Liz aprendeu a rezar, a meditar, onde finalmente se descobre, perdoando seus erros e suas atitudes que considerava erradas. Em Bali, Liz aprendeu tudo sobre o equilíbrio e o amor a si mesma. Contudo, para que aprendesse tantas coisas, ela precisou ter coragem diante do novo, do autoconhecimento e de tudo que poderia vir com ele. Liz precisou querer e se permitir, vivenciar uma solidão de que todas nós fugimos. A solidão de ser e de estar só.

A jornada de Liz nos ensina uma grande lição, segundo a qual a disposição e a coragem para vivenciar o inesperado é justamente o caminho que nos levará ao autoconhecimento e à cura que tanto buscamos. É de extrema importância que nos todas nós nos permitamos, em alguns momentos da vida, ser e estar só. 

A solidão é mestra, e inclusive, é a única possibilidade de proporcionar a nós mesmas, de forma grandiosa, o autoconhecimento. 

Só nos conhecemos verdadeiramente, quando a única coisa que sobra ao nosso redor e dentro de nós, somos nós mesmas. E quando falo em nós mesmas, me refiro a dores, alegrias, frustrações, esperanças e desesperanças que fazem parte da nossa história. É preciso tornar nossa história muitas vezes insuportável, suportável e bonita. 

É preciso realizarmos essa jornada ousada e corajosa em busca de nossa própria alma – muitas vezes sozinhas – assim como Liz o fez. Só durante o caminhar desta jornada sofreremos a tranformação que tanto buscamos.

Liz, tinha razão ao escutar o conselho de um velho sábio: “Aprenda a lidar com a solidão. Aprenda a (re)conhecer a solidão. Acostume-se a ela, talvez pela primeira vez na sua vida. Bem-vinda à experiência humana”.

Diga sempre a si mesma: Melhor viver o meu próprio destino de forma imperfeita do que viver a imitação da vida de outra pessoa com perfeição. Então apartir de agora começarei a viver a minha própria vida de forma corajosa. Por mais imperfeita e atabalhoada que ela possa parecer, ela combina comigo, de alto a abaixo.

Tags:
CuraPazsolidao
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia