Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Curiosidades
separateurCreated with Sketch.

Por que o Papa Bento XVI ficou conhecido como o “Papa Verde”

VATICAN GREEN

ANDREAS SOLARO/AFP | Mangouste35/CC BY-SA 3.0

Philip Kosloski - publicado em 16/09/19

Antes do Papa Francisco, a mídia elogiou Bento XVI por sua posição inovadora sobre a proteção ao meio ambiente

Embora o Papa Francisco seja considerado um Papa que promove grandes avanços na questão ambiental, a mídia apelidou apenas um pontífice de “Papa Verde”.

Vários meios de comunicação rotularam o Papa Bento XVI como o “Papa Verde” por sua posição inovadora frente à proteção do meio ambiente. O título veio depois que Bento XVI escolheu um tema interessante para o Dia Mundial da Paz em 2010: “Se você deseja cultivar a paz, proteja a criação”.

Através desse tema, ele detalhou por que o mau uso da natureza tem sido a principal causa dos conflitos mundiais. Bento XVI abriu sua mensagem com um apelo emocionante, que, por hora, parece ter vindo da boca do Papa Francisco:

O respeito à criação é de imensa consequência, principalmente porque a criação é o começo e o fundamento de todas as obras de Deus, e sua preservação se tornou essencial para a coexistência pacífica da humanidade. A desumanidade do homem para com o homem deu origem a inúmeras ameaças à paz e ao desenvolvimento humano autêntico e integral – guerras, conflitos internacionais e regionais, atos de terrorismo e violações dos direitos humanos. Ainda assim, não menos preocupantes são as ameaças decorrentes da negligência – se não completamente abusiva – da terra e dos bens naturais que Deus nos deu. Por esse motivo, é imperativo que a humanidade renove e fortaleça “essa aliança entre os seres humanos e o meio ambiente, que deve refletir o amor criativo de Deus, de quem viemos e em direção a quem estamos caminhando”.

Papa Bento XVI ficou só no discurso, suas ações apoiaram suas palavras.

De acordo com a National Geographic, “ele aprovou um plano para cobrir a Sala Paulo VI, no Vaticano, com painéis solares suficientes para alimentar a iluminação, o aquecimento e o resfriamento de uma parte do país inteiro. Ele também autorizou o banco do Vaticano a comprar créditos de carbono, financiando uma floresta húngara que tornaria a cidade-estado católica o único país totalmente neutro em carbono. E vários anos depois, ele usou uma papamóvel híbrido”.

É verdade que o Papa Francisco escreveu a primeira encíclica que tratou extensivamente de várias preocupações ecológicas, mas o Papa Bento XVI foi quem lançou as bases – e foi extremamente sincero sobre a importância de ser um mordomo fiel da criação.

De muitas maneiras, o Papa Francisco está simplesmente construindo o legado do Papa Bento XVI, continuando o trabalho que começou.




Leia também:
Os jardins do Vaticano estão cada vez mais “verdes”

Tags:
CriaçãoMeio ambientePaz
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia