Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 22 Setembro |
Aleteia logo
Estilo de vida
separateurCreated with Sketch.

Por que você deve ignorar as imperfeições de alguém, segundo São João da Cruz

web3-little-girls-children-kids-fight-park-outside-shutterstock

Shutterstock

Philip Kosloski - publicado em 14/11/19

"Do mesmo modo que julgardes, sereis também vós julgados"

Em uma época de muito barulho e tuítes raivosos, é fácil zombar das imperfeições dos outros. Em certas situações, somos tentados a intervir e corrigir alguém quando vemos suas imperfeições em plena exibição.

la suite aprés cette publicité

Porém, embora existam situações em que a correção fraterna é justificável e o melhor curso de ação, mais frequentemente nossa resposta deve ser de silêncio.

la suite aprés cette publicité

Em muitos casos, nossa resposta fará mais mal do que bem, especialmente se tivermos uma reação brusca e tentarmos corrigir alguém quando nossas emoções estiverem voando.

Por exemplo, São João da Cruz escreveu em seu livro “Ditos de Luz e Amor” que o silêncio é frequentemente a chave da virtude:

la suite aprés cette publicité
“Ignorar as imperfeições dos outros, preservar o silêncio e uma comunhão contínua com Deus erradicarão grandes imperfeições da alma e a tornarão possuidora de grandes virtudes.”

Isso corresponde às palavras de Jesus a respeito do julgamento dos outros:

“Porque do mesmo modo que julgardes, sereis também vós julgados e, com a medida com que tiverdes medido, também vós sereis medidos. Por que olhas a palha que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu? Como ousas dizer a teu irmão: Deixa-me tirar a palha do teu olho, quando tens uma trave no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave de teu olho e assim verás para tirar a palha do olho do teu irmão.” (Mateus 7, 2-5)

Em outras palavras, quando vemos as imperfeições de alguém, nossa primeira resposta deve ser olhar para nós mesmos e ver se há algo em nossas vidas que precisamos mudar.

A maneira mais certa de mudar o mundo é permitir que Deus transforme nossas vidas. No final, seremos os maiores responsáveis ​​por nossa própria alma, e não por nossa capacidade de apontar as falhas dos outros.

la suite aprés cette publicité

Inveja

Leia também:
Quer parar de julgar as pessoas assim que as conhece? Reze esta oração

Tags:
Perdão
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia