Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Estilo de vida
separateurCreated with Sketch.

Como o casamento ajuda a proteger a sua individualidade

COUPLE EMBRACE

Shutterstock

Michael Rennier - publicado em 10/02/20

A unidade do casamento é real, mas o amor verdadeiro não pode nos consumir como indivíduos

Todos nós queremos um amor como o de Romeu e Julieta, certo? Até recordarmos que sua versão do amor era imatura, tola, imprudente e levada diretamente à sua destruição. Talvez Antônio e Cleópatra sejam um exemplo melhor…

Como padre, falo regularmente com casais de noivos sobre a natureza do amor. Eu sempre os aviso: há um tipo de amor que se lança de todo coração no relacionamento de uma maneira doentia, como um navio se lançando contra as rochas. É um amor que não aceita limites e é totalmente entregue a um ideal emocional e romantizado. Romeu e Julieta sofriam com isso e eram tão obcecados um pelo outro que tudo o mais no mundo não importava. Eles se perderam um no outro a ponto de, quando um morreu, o outro não ver mais sentido em viver.

Esse tipo de amor parece mostrar um compromisso total e o poder abrangente do romance. Muitos casais jovens têm essa concepção do que é o amor em seus relacionamentos. E é por isso que, depois de um tempo, ficam decepcionados com o casamento e se preocupam com o erro.

Parece heroico imitar um casal famoso e romântico como Romeu e Julieta, mas isso me faz perguntar: eu realmente quero que minha esposa seja tão dependente de mim que, se eu morresse, ela desejaria se destruir? Eu quero que a identidade dela desapareça para que ela se perca sem mim? Eu a quero tão dependente de mim que, se eu a decepcionar de alguma forma ela será capaz de pensar que nosso casamento é uma farsa? Peço aos noivos que aconselho que considerem as respostas a esses tipos de perguntas, a ponderar mais profundamente a natureza do amor e o que significa quando dois se tornam um.

A unidade do casamento é real, mas o amor verdadeiro não pode nos consumir como indivíduos. Ele não deve nos tornar dependentes. Um casamento bem-sucedido e de longo prazo não nos faz perder – é, na verdade, o contrário. Pode ser surpreendente, mas quando duas pessoas são unidas pelo amor conjugal, cada indivíduo é preservado em sua solidão.

Eu tenho lido as cartas do poeta Rainer Maria Rilke recentemente e ele tem muitas ideias interessantes sobre a natureza do amor, a conexão entre casamento e solidão. No livro Rilke On Love and Other Difficulties, há uma carta específica a um amigo sobre o equilíbrio entre união e identidade própria que um casamento bem-sucedido alcançará. Rilke escreve: “Considero que esta é a tarefa mais alta de um vínculo entre duas pessoas: que cada uma fique de guarda em relação à solidão da outra.”

Aqui está uma imagem que ele usa que eu acho particularmente útil: se você assiste, digamos, a um evento esportivo em um estádio, você se torna parte da multidão. Essencialmente, você é um fã sem nome, intercambiável com qualquer outro fã. Não há solidão necessária, porque a multidão não está interessada em indivíduos que compõem seus membros. Um casamento não é como uma multidão. De modo nenhum. A multidão constrói união derrubando limites, mas em um casamento é dado um presente maior. Rilke escreve: “Cada um nomeia o outro guardião de sua solidão e mostra a ele essa confiança, a maior em seu poder de doar”.

Um casal naturalmente desejará guardar um ao outro, porque eles se conhecem e se amam como indivíduos. “Quando uma pessoa se abandona”, escreve Rilke, “ela não é mais nada, e quando duas pessoas se entregam para se aproximarem, não há mais espaço embaixo delas”.

Todos os dias, quero incentivar e ajudar minha esposa a ser a melhor versão possível de si mesma, e sei que ela quer o mesmo para mim. É um paradoxo, eu sou mais completamente eu quando estou com ela. Eu não me misturo a ela ou me torno co-dependente, mas ao mesmo tempo o presente que ela me dá é insubstituível – e só ela pode dar. Ela me dá espaço para ser eu mesmo e baixa a guarda, e nessa vulnerabilidade sou mais honesto sobre quem sou, tanto os bons quanto os maus. Ao mesmo tempo, ela me motiva a ter certeza de que, até o âmago do meu ser, sou o tipo de pessoa que vale a pena amar. Não quero decepcioná-la ou fazê-la pensar menos de mim. Não são expectativas que ela colocou em mim, eu as escolhi livremente

O amor nupcial é como a gravidade entre dois planetas, uma força inabalável que une duas pessoas que permanecem sendo planetas por si só. O amor não destrói; acumula. Construir é um trabalho árduo. O amor é um trabalho árduo. É por isso que é tão valioso. Não é uma aventura louca e romântica que gera um turbilhão. É uma vida inteira de fidelidade, de acordar um com o outro pelo 10.000º dia consecutivo, de um marido fazendo duas xícaras de café todas as manhãs – uma para ele e outra para sua esposa, e sentando-se um ao lado do outro, na mesma sala lendo livros em um silêncio confortável.

O verdadeiro amor não é aglomerado ou claustrofóbico, é espaçoso. Eu preservo minha esposa porque a valorizo exatamente por quem ela é e não quero que isso se perca. Ela faz o mesmo por mim. O que poderia ser mais romântico do que isso?


COUPLE LOVE

Leia também:
5 ingredientes de um casamento feliz

Tags:
CasamentoFamíliaRelacionamentosolidao
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia