Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Papa Francisco alerta sobre os vícios e os perigos do mundo virtual

O Vídeo do Papa - publicado em 02/04/20

Em 'O Vídeo do Papa' de abril, o Santo Padre chama a atenção para os vícios que afetam a sociedade hoje e pede para rezarmos para que as pessoas sejam libertadas do sofrimento que os vícios causam.

O Vídeo do Papa” de abril traz a intenção de oração do Santo Padre para este mês, confiada à Rede Mundial de Oração do Papa: pela libertação dos diferentes vícios que hoje afetam milhões de pessoas em todo o mundo. Em tempos de grande preocupação com a pandemia global, Francisco não esquece os problemas de outras pessoas que sofrem e pede que rezemos por elas.

O “drama do vício” não apenas se refere à dependência de drogas, álcool e cigarro, que continuam sendo as causas mais comuns de vício na sociedade. Hoje, esse drama assume formas diferentes e novas: de acordo com a Organização Mundial da Saúde, o crescente uso de Internet, computadores, smartphones e outros dispositivos eletrônicos das últimas décadas está associado não apenas a benefícios claros e enormes para usuários e sociedades, mas também a casos documentados de uso excessivo que geralmente levam a diferentes vícios com consequências negativas para a saúde. Isso tem a ver com vício em jogo, com pornografia, com uso excessivo de videogame e com a presença quase constante em plataformas no mundo digital. O uso excessivo de plataformas digitais afeta a qualidade das relações cotidianas e mais próximas.

Diante desses “perigos do mundo virtual”, o Santo Padre explica que, “apoiados pelo ‘Evangelho da Misericórdia’, podemos aliviar, cuidar e curar o sofrimento relacionado aos novos vícios”, por exemplo, através de prevenção, reabilitação e projetos de reintegração.

O pe. Frédéric Fornos S.J., diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa (inclui o MEJ – Movimento Eucarístico Jovem), disse que “as comunidades cristãs não pretendem dar respostas. Existem organizações e associações competentes para ajudar as pessoas a sair de suas dependências, mas as comunidades cristãs podem ser um apoio real. Elas são chamadas, através da fraternidade e do perdão, a ajudar todos aqueles que são escravos das drogas, ou de outras formas de dependência, a encontrar Jesus Cristo, a experimentar que Deus salva”. Ele também lembrou que a espiritualidade cristã possui uma grande experiência para ajudar a não se deixar levar por caminhos mortais, mas a escolher a vida. “Por exemplo, podemos lembrar as doenças da alma diagnosticadas por Evagrio Pontico, padre do deserto do século IV, também chamado de “o escrutinador da alma”. Evagrio ajuda, convidando-nos a alimentar da Palavra de Deus, a ‘ordenar a vida’, a direcioná-la apenas ao Senhor, ‘o Caminho, a Verdade e a Vida’ (João 14)”.

Sempre próximo das pessoas que sofrem, o Vídeo do Papa pede “para que todas as pessoas sob a influência de dependências possam ser bem ajudadas e acompanhadas”.

O Vídeo do Papa é possível graças à contribuição desinteressada de muitas pessoas. Neste link podem fazer-se donativos.

Onde se pode ver o vídeo?

Sobre O Vídeo do Papa

O Vídeo do Papa é uma iniciativa oficial de alcance global que tem como objetivo difundir as intenções de oração mensais do Santo Padre. É desenvolvido pela Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração). O projeto conta com o apoio do Vatican Media. Mais informações em: ovideodopapa.org

Sobre a Rede Mundial de Oração do Papa

A Rede Mundial de Oração do Papa é uma obra pontifícia cuja missão é mobilizar os católicos, pela oração e pela ação, face aos desafios da humanidade e da missão da Igreja. Estes desafios apresentam-se como intenções de oração confiadas pelo Papa a toda a Igreja. A sua missão insere-se na dinâmica do Coração de Jesus, uma missão de compaixão pelo mundo. Foi fundada em 1844 como Apostolado da Oração. Está presente em 98 países e dela fazem parte mais de 35 milhões de católicos. Inclui uma seção juvenil, o MEJ – Movimento Eucarístico Jovem. Em março de 2018, o Papa constituiu este serviço eclesial como obra pontifícia e aprovou os seus novos estatutos. O seu Diretor Internacional é o P. Frédéric Fornos, SJ. Mais informação em: popesprayer.va

infografia-tpv-4-2020-pt-o-video-do-papa-libertac3a7c3a3o-das-dependc3aancias.jpg
Tags:
O Vídeo do PapaOraçãoPapa Francisco
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia