Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

A oração favorita do pequeno grande São Francisco Marto, vidente de Fátima

São Francisco Marto

Santuário de Fátima

Reportagem local - publicado em 07/04/20

Simples, breve e profunda, essa prece foi ensinada aos pastorinhos pelo Anjo que lhes apareceu em 1916, ainda antes das aparições de Maria

São Francisco Marto, junto com sua irmã Santa Jacinta e sua prima Lúcia, foi um dos três pastorinhos portugueses que testemunharam em Fátima as aparições do Anjo, em 1916, e de Nossa Senhora, em 1917.

Neste mês, completaram-se 101 anos da partida de São Francisco Marto para o Abraço Eterno do Pai: ele tinha apenas 10 anos de idade (faltavam pouco mais de dois meses para completar os 11) quando, às 10 horas da noite de 4 de abril de 1919, ele faleceu em Aljustrel, na casa da sua família, confirmando o que a Virgem Maria tinha lhe confiado: ele morreria muito jovem. Francisco tinha adoecido no final de 1918, contagiado pela devastadora gripe pneumônica, a trágica epidemia que passou para a História como “a gripe espanhola” e que causou a morte de assombrosos milhões de pessoas em grande parte do planeta.

Dois dias antes de partir, em 2 de abril, Francisco tinha se confessado e recebido a Comunhão pela última vez, “com grande lucidez e piedade”. Quem escreveu esse testemunho foi o pároco de Fátima no Livro de Óbitos, ao registar a morte do pequeno em 4 de abril. “E confirmou que tinha visto uma Senhora na Cova da Iria e Valinho”, acrescentou o sacerdote.

Um pequeno grande contemplativo

Em seu diário, a Irmã Lúcia contava sobre o primo:

Francisco era silencioso; e para orar e oferecer seus sacrifícios a Deus, gostava de ocultar-se, inclusive de Jacinta e de mim. ‘Gosto de orar a sós para pensar e consolar Nosso Senhor que está tão triste’. Francisco suportou muitos sacrifícios, feitos também de longos jejuns”.

Na sua causa de beatificação e canonização foi sempre destacada entre as suas virtudes a profunda vida contemplativa, particularmente impactante no caso de uma criança.

Os testemunhos de quem o conheceu relatam que a sua oração favorita era aquela ensinada pelo Anjo no dia em que lhe apareceu:

Meu Deus eu creio, adoro, espero e amo-vos. Peço-vos perdão por aqueles que não creem, não adoram, não esperam e não vos amam”.

FATIMA

Leia também:
Hoje: 100 anos do falecimento de Santa Jacinta Marto, criança vidente de Fátima

Tags:
FátimaOração
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia