Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

Governo da China ordena que igrejas preguem o comunismo nos sermões

WEB-Chinese-Church-Jaime-Jover-CC

Jaime-Jover-CC

Reportagem local - publicado em 15/05/20

Um sacerdote recebeu ordens para "estudar o pensamento do presidente Xi Jinping" e passar por um exame: se reprovado, poderia ser expulso do ministério

A organização internacional Bitter Winter, especializada em monitorar a perseguição religiosa na China, tem denunciado corajosamente a intensificação dos atropelos perpetrados pelo Partido Comunista Chinês contra os cristãos, com restrições ainda mais duras ao culto religioso, proibição de transmissões religiosas pela internet, fechamento forçado de igrejas, expulsão de clérigos e demolição de templos e monumentos cristãos, além da prisão de católicos que não aderem à autodeclarada Associação Católica Patriótica Chinesa, que de católica não tem nada além do nome: trata-se de uma entidade criada pelo próprio regime e controlada inteiramente pelo Partido, visando barrar a influência do Vaticano sobre os fiéis.

O governo já tinha tomado medidas inacreditáveis como mandar substituir quadros dos 10 mandamentos dentro de igrejas por frases do atual presidente Xi Jinping, bem como imagens religiosas por retratos do mandatário. Uma das denúncias recorrentes da Bitter Winter e de outras entidades como a China Aid é que o regime está ordenando que os sermões nas igrejas filiadas à Associação Católica Patriótica Chinesa preguem o comunismo.

Na cidade de Zibo, o órgão governamental denominado Departamento de Trabalho da Frente Unida enviou em 13 de abril uma resolução aos grupos religiosos locais determinando que seja pregado “o amor pelo país e pela comunidade”, bem como “a necessidade de promover a adoção do socialismo”.

Um sacerdote relatou que, três dias depois dessa determinação, recebeu ordens de um funcionário do governo para “estudar o pensamento do presidente Xi Jinping” e passar depois por um exame: se fosse reprovado, poderia ser expulso do ministério.

Essas “iniciativas” foram impulsionadas por um documento publicado em fevereiro pelo Departamento de Assuntos Étnicos e Religiosos de Shenyang, que ordenou às comunidades religiosas locais promoverem o pensamento de Xi Jinping. Nos locais de culto, devem ser lidos textos sobre a ideologia do regime comunista, bem como os sermões dos clérigos devem “introduzir esses conhecimentos para garantir a sua adaptação à identidade chinesa”.

A comunidade católica fiel à Igreja é clandestina no país. Os cidadãos católicos são autorizados a frequentar somente os templos vinculados à associação gerida pelo Partido Comunista. Segundo uma fonte da Bitter Winter, frequentar as igrejas controladas pelo governo implica aceitar a doutrinação do regime. A fonte declara:

“As cruzes são substituídas por bandeiras nacionais e eles dizem para você amar o Partido Comunista. A situação é grave. É o maior desafio para os cristãos”.

A perseguição se estende também a outras religiões. A mesma Bitter Winter denuncia que comunidades muçulmanas foram forçadas a comer carne de porco durante o mês do Ramadã, importante período de jejum para o islamismo. A carne suína não é permitida pelas leis islâmicas por ser considerada impura.




Leia também:
Governo comunista da China decreta demolição de igrejas católicas “rebeldes”




Leia também:
Com cristãos confinados, governo da China continuou destruindo igrejas e cruzes

Tags:
comunismoIdeologiaPerseguição
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia