Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Curiosidades
separateurCreated with Sketch.

O que significa a palavra “Igreja”?

web-good-shepherd-calixtus-catacomb-gettyimages-157408106-dea-v-pirozzi-colaborador-ai

Photo by DeAgostini / Getty Images

O BOM PASTOR, tal como representado na Catacumba de Calixto, em Roma. Século III.

Philip Kosloski - publicado em 24/06/20

E qual a diferença, na linguagem cristã, entre "Igreja" e "igreja" (com letra inicial minúscula)?

No cristianismo, a palavra “igreja” pode significar muitas coisas diferentes. Geralmente, o termo é usado para se referir ao edifício físico onde os cristãos se reúnem para o culto público.
No entanto, isso é apenas parte da definição.

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, o termo carrega um rico significado:

“A palavra «Igreja» («ekklesía», do verbo grego «ek-kalein» = «chamar fora») significa «convocação». Designa as assembleias do povo em geral, de carácter religioso. É o termo frequentemente utilizado no Antigo Testamento grego para a assembleia do povo eleito diante de Deus, sobretudo para a assembleia do Sinai, onde Israel recebeu a Lei e foi constituído por Deus como seu povo santo.Ao chamar-se «Igreja», a primeira comunidade dos que acreditaram em Cristo reconhece-se herdeira dessa assembleia. Nela, Deus «convoca» o seu povo de todos os confins da terra. O termo « Kyriakê», de onde derivaram «church», «Kirche», significa «aquela que pertence ao Senhor»” (Catecismo da Igreja Católica, 751).

Essa definição é geralmente associada à letra inicial maiúscula, referindo-se a uma comunidade muito mais ampla de fiéis:

“Na linguagem cristã, a palavra «Igreja» designa a assembleia litúrgica (126), mas também a comunidade local  ou toda a comunidade universal dos crentes. Estes três significados são, de fato, inseparáveis. «A Igreja» é o povo que Deus reúne no mundo inteiro. Ela existe nas comunidades locais e realiza-se como assembleia litúrgica, sobretudo eucarística. Vive da Palavra e do Corpo de Cristo, e é assim que ela própria se torna Corpo de Cristo”(Catecismo da Igreja Católica, 752).

Vale ressaltar que o uso da palavra “igreja” com a letra “i” minúscula denota o espaço físico, o prédio, o templo onde os fiéis se reúnem.

Uma imagem comum da Igreja que ajuda a trazer à tona esse simbolismo de ser chamado pelo Senhor é o “aprisco”, onde Jesus Cristo é o Bom Pastor, chamando suas ovelhas pelo nome, mas também em uma assembleia de crentes.

web-good-shepherd-calixtus-catacomb-gettyimages-157408106-dea-v-pirozzi-colaborador-ai
Photo by DeAgostini / Getty Images
O BOM PASTOR, tal como representado na Catacumba de Calixto, em Roma. Século III.

Enfim, o termo tem uma bela história e um conjunto de significados de várias camadas que pode ser até difícil de definir, mas lembra o desejo de Deus de reunir todos os seus filhos.

Tags:
CatecismoComunicaçãoIgreja
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia