Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Papa pede que os Estados protejam as famílias

Reportagem local - publicado em 02/07/20

Em um novo "O Vídeo do Papa", o Santo Padre destaca os tempos difíceis que as famílias estão enfrentando hoje, marcados pelo estresse de um mundo em crise, e pede que elas "sejam acompanhadas com amor, respeito e conselho"

Acaba de ser lançado O Vídeo do Papa de julho, que traz a intenção de oração que o Santo Padre confia à Rede Mundial de Oração do Papa (incluindo o Movimento Eucarístico Jovem – MEJ). Desta vez, o vídeo fala sobre as famílias, que precisam ser protegidas neste tempo difícil. Com essa preocupação em mente, Francisco pede que os Estados as protejam e que “no mundo de hoje elas sejam acompanhadas com amor, respeito e conselho“.

A realidade das famílias hoje é diferente do passado. Imersas em uma cultura em que o tempo parece escasso, onde o excesso de trabalho às vezes impede o espaço de convivência e onde a conexão digital fragiliza, em alguns casos, os laços emocionais, muitas famílias se sentem sozinhas e sofrem em silêncio. Além disso, neste tempo de crise, em que continuamos a ver as consequências socioeconômicas da pandemia – como a perda de emprego e a dificuldade de manter um lar – torna-se mais evidente que nem os indivíduos nem a sociedade podem viver sem famílias. É por isso que os Estados precisam promover políticas que as apoiem e protejam.

O Vídeo do Papa” deste mês destaca que essas situações são, entre outras, “os perigos que a família enfrenta” hoje. E também acrescenta questões da vida diária: “Às vezes, os pais esquecem de brincar com os filhos”. É por esse motivo que Francisco insiste na necessidade da Igreja “encorajar e estar ao lado das famílias, ajudando-as a descobrir maneiras que lhes permitam superar todas as dificuldades”.

O Pe. Frédéric Fornos S.J., diretor internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, observa: “sabemos que os efeitos da pandemia continuam a ser sentidos em muitas partes do mundo. Existem muitas famílias necessitadas e inseguras sobre o seu presente e futuro no trabalho. Diante das dificuldades e enfermidades do mundo, como essas famílias podem ser acompanhadas? Da mesma forma, o Papa nos lembra que ‘a família é a base da sociedade e a estrutura mais adequada para garantir às pessoas o bem integral necessário ao seu desenvolvimento permanente’. E em seu apelo final aos Estados para protegê-las, ele enfatiza mais uma vez que a família não é simplesmente um assunto privado, mas um fato social. Neste tempo em que vivemos, as famílias precisam ser apoiadas, fortalecidas ‘acompanhadas com amor, respeito e conselho‘. Rezar por essa intenção significa colocar-se a serviço das famílias, apoiar as associações que as ajudam a enfrentar seus vários desafios, uma vez que a verdadeira oração se encarna em nossas vidas. Durante este mês de julho, dediquemos todos os dias um tempo livre para nossa família; cada pessoa sabe concretamente o que isso significa”.

Infografia-TPV-7-2020-PT-O-Video-do-Papa-As-nossas-famílias.jpg

O Vídeo do Papa é possível graças à contribuição desinteressada de muitas pessoas. Neste link podem fazer-se donativos.

Onde se pode ver o vídeo?

Sobre O Vídeo do Papa

O Vídeo do Papa é uma iniciativa oficial de alcance global que tem como objetivo difundir as intenções de oração mensais do Santo Padre. É desenvolvido pela Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração). O projeto conta com o apoio do Vatican Media. Mais informações em: ovideodopapa.org

Sobre a Rede Mundial de Oração do Papa

A Rede Mundial de Oração do Papa é uma obra pontifícia cuja missão é mobilizar os católicos, pela oração e pela ação, face aos desafios da humanidade e da missão da Igreja. Estes desafios apresentam-se como intenções de oração confiadas pelo Papa a toda a Igreja. A sua missão insere-se na dinâmica do Coração de Jesus, uma missão de compaixão pelo mundo. Foi fundada em 1844 como Apostolado da Oração. Está presente em 98 países e dela fazem parte mais de 35 milhões de católicos. Incluindoo seu braço jovem, o MEJ – Movimento Eucarístico Jovem. Em março de 2018, o Papa constituiu este serviço eclesial como obra pontifícia e aprovou os seus novos estatutos. O seu Diretor Internacional é o P. Frédéric Fornos, SJ. Mais informação em: popesprayer.va

Tags:
FamíliaO Vídeo do PapaPapa Francisco
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia