Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Médicos austríacos: a Comunhão na boca é mais segura do que na mão

Primeira Comunhão

Marko Vombergar-ALETEIA

Primeira Comunhão

Reportagem local - publicado em 07/07/20

A carta dos 21 médicos também destaca que a comunhão de joelhos é mais segura do que em pé, já que é menos exposta à contaminação por gotículas

O portal norte-americano Life Site News divulgou uma carta enviada por 21 médicos católicos da Áustria aos representantes da Conferência Episcopal do seu país. Na missiva, eles pedem que seja revogada a proibição de se receber a Sagrada Comunhão na boca, medida extrema que foi adotada, alegadamente, para tentar reduzir o risco de contágios pelo novo coronavírus.

Os médicos austríacos citaram a opinião do Dr. Filippo Maria Boscia, presidente da Associação dos Médicos Católicos Italianos, que declarou que “a Comunhão na boca é mais segura do que na mão”.

De acordo com os médicos subscritores, a liturgia católica tradicional (rito tridentino) é mais eficaz que a liturgia atual (novus ordo) para combater a transmissão do vírus, já que, por exemplo, o padre celebrante é obrigado, no rito antigo, a manter o polegar e o indicador juntos desde a consagração até o momento em que lava os dedos. Nesse ínterim, ele só pode usá-los para tocar na Hóstia Santa, que, tendo sido consagrada, já é o Corpo de Cristo.

“Os sacerdotes que celebram o rito tradicional têm experiência na administração da Comunhão na boca e praticamente nunca têm contato com a boca de quem comunga. Mesmo assim, se isto acontecesse, um sacerdote, tendo em conta a situação atual, pode interromper a distribuição da Comunhão para limpar as mãos”.

A carta dos médicos também destaca que a comunhão de joelhos é mais segura do que em pé, já que a contaminação por gotículas é dificultada quando o rosto do sacerdote não está no mesmo nível que o do fiel comungante.

“Do ponto de vista higiênico, é absolutamente incompreensível para nós o motivo pelo qual a Comunhão na boca foi proibida na Áustria. Consideramos esta forma de distribuição mais segura do que a Comunhão na mão”.

Eles enfatizam que as contaminações resultam muitas vezes de mãos sujas, o que já tinha sido destacado pelo Dr. Boscia:

“O que é certo é que as mãos são as partes do corpo mais expostas aos patógenos”.

Ao finalizarem a carta, os médicos católicos austríacos recordam ainda que a Congregação para o Culto Divino reconhece o direito dos fiéis de receberem a Comunhão na boca sem exceções.




Leia também:
Coronavírus: como iremos à missa agora?

Tags:
ComunicaçãoCovidEucaristia
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia