Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

A importância da consciência moral

MAN PARYING

By Stokkete | Shutterstock

Vanderlei de Lima - publicado em 30/08/20

Para estar em verdadeira paz com sua consciência moral, o sujeito há de seguir a Lei natural moral dada por Deus e presente no seu íntimo

Um tema importantíssimo, mas pouco tratado hoje é o da consciência em seu aspecto moral. Eis a razão deste artigo que interessa tanto à Filosofia quanto à Teologia.

Antes do mais, importa distinguir dois tipos de consciência: a psicológica e a moral. Entende-se por consciência psicológica “a percepção imediata mais ou menos clara, pelo sujeito, daquilo que se passa nele mesmo ou fora dele” (H. Japiassú; D. Marcondes. Dicionário Básico de Filosofia. 3ª ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: JZE, 1999: Consciência). “É a presença do sujeito a si mesmo” (Dom Estêvão Bettencourt, OSB. Curso de Filosofia. Rio de Janeiro: Mater Ecclesiae, 2014, p. 445). Quem perde esse contato consigo mesmo e com a realidade que o cerca está, por algum motivo, “fora de si”. Já a consciência moral “é o juízo prático pelo qual nós, como sujeitos, podemos distinguir o bem e o mal e apreciar moralmente nossos atos e os dos outros” (Dicionário Básico de Filosofia). Sim, “é a faculdade pela qual conhecemos o modo como se relacionam nossos sentimentos e atos com a vontade de Deus ou com o Fim Supremo da vida humana” (Dom Estêvão Bettencourt, OSB. Curso de Teologia Moral. Rio de Janeiro: Mater Ecclesiae, 1986, p. 27; cf. Catecismo da Igreja Católica n.1778). Fora disso, o ser humano vive ao léu, sem eira nem beira, e pode cometer barbaridades.

Para estar em verdadeira paz com sua consciência moral, o sujeito há de seguir a Lei natural moral dada por Deus e presente no seu íntimo. Ela o convida a sempre praticar o bem e a evitar o mal, conforme ensina o Concílio Vaticano II em termos muito claros: “Na intimidade da consciência, o homem descobre uma lei. Ele não a dá a si mesmo. Mas a ela deve obedecer. Chamando-o sempre a amar e praticar o bem e evitar o mal, no momento oportuno a voz desta lei lhe faz ressoar nos ouvidos do coração: ‘Faze isto, evita aquilo’. De fato, o homem tem uma lei escrita por Deus em seu coração. Obedecer a ela é a própria dignidade do homem, que será julgado de acordo com essa lei. A consciência é o núcleo secretíssimo e o sacrário do homem, onde ele está a sós com Deus e onde ressoa a voz de Deus” (Const. Gaudium et Spes n. 16).

Mais: de acordo com o Papa Bento XVI, “a consciência moral, para ser capaz de orientar retamente o comportamento humano, deve, em primeiro lugar, alicerçar-se no fundamento sólido da verdade, ou seja, deve ser iluminada para reconhecer o verdadeiro valor das ações e a consciência dos critérios de avaliação, de maneira a saber distinguir o bem do mal, também onde o ambiente social, o pluralismo cultural e os interesses sobrepostos não contribuem para isto”. E continua: “A formação de uma consciência autêntica, porque está fundamentada na verdade, e reta, porque determinada a seguir os seus preceitos sem quaisquer contradições, sem atraiçoamentos e sem compromissos, constitui hoje em dia um empreendimento difícil e delicado, mas imprescindível”. Nesse contexto, “é necessário reeducar para o desejo do conhecimento da verdade autêntica, para a defesa da própria liberdade de opção diante dos comportamentos de massa e das seduções da propaganda, para nutrir a paixão pela beleza moral e pela clareza da consciência. Esta é a tarefa delicada dos pais e dos educadores que os acompanham; e é tarefa da comunidade cristã, em relação aos seus fiéis” (Discurso à Pontifícia Academia para a Vida, 24/01/2007).

Também o Papa Francisco recordou, no Angelus de 30/06/13, que “devemos aprender a escutar mais a nossa consciência. Mas atenção! Isso não significa seguir o próprio eu, fazer o que me interessa, o que me convém, o que eu gosto… Não é isso! A consciência é o espaço interior da escuta da verdade, do bem, da escuta de Deus; é o lugar interior da minha relação com Ele, que fala ao meu coração e me ajuda a discernir, a compreender o caminho que devo percorrer, e uma vez tomada a decisão, a ir avante, a permanecer fiel” (Fonte: Zenit, 30/06/13). 

Portanto, a consciência moral está alicerçada na Lei natural moral (cf. Catecismo da Igreja Católica n. 1954-1960) e na incessante busca da verdade (cf. Jo 8,32; Dignitatis Humanae, 2). Não nos esqueçamos desse ensinamento da razão e da fé no nosso dia a dia.

Tags:
moralPecadoVerdade
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia