Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Para Ela
separateurCreated with Sketch.

8 motivos para fazer um curso de noivos

HOLDING HANDS

Burst | Pexels CC0

Reportagem local - publicado em 15/09/20

O segredo para construir um casamento feliz e estável – antes de dar o passo

Ainda que o casal pense que já está pronto, é sempre importante que se dê a oportunidade para dialogar, guiados por especialistas, sobre o compromisso que vão assumir e as condições que devem ter como casal para entregar-se um ao outro e construir um casamento feliz e estável.

Também a Igreja, por sua vez, sente a responsabilidade de selar e validar sacramentalmente uma união só quando pode dar testemunho de que os que celebram tal sacramento sabem o que vão fazer e são conscientes das responsabilidades que adquirem entre eles, com a Igreja e com a sociedade. Por isso, exige que os casais participem dos cursos de preparação para o matrimônio, os cursos de noivos, que ela oferece.

Este curso geralmente é realizado em duas etapas e pelo menos 6 meses antes do casamento, para que o casal tenha oportunidade de assimilar os temas abordados e possa discernir se realmente já está pronto, se precisa adiar o casamento e dar-se mais tempo para conhecer-se melhor, ou se definitivamente descobriu que não são um para o outro.

Objetivos e temas do curso de preparação para o casamento

Os cursos de preparação para o casamento já estão organizados como programas estabelecidos e revisados, sob a guia de alguém certificado neste ramo.

Veja as vantagens de fazer o curso de noivos:

1. O curso oferece ferramentas para dialogar sobre os temas essenciais para o conhecimento mútuo, já que o casamento supõe a aceitação da outra pessoa do jeito que ela é.

2. Dá elementos de discernimento da relação (testes), para que o casal avalie até que ponto está pronto.

3. Oferece a ocasião para que o casal dialogue e chegue a acordos essenciais para a convivência, tais como:

  • Estado financeiro do casal e a maneira como organizarão as finanças.
  • Filhos que desejam ter, momento em que querem tê-los e método de planificação natural que usarão para lidar com sua fertilidade.
  • Papéis ou funções que cada um espera do seu cônjuge, na vida de casal, nas tarefas da casa, no cuidado e educação dos filhos.
  • Elaboração de um projeto ou objetivo comum ao qual aspiram como pessoas, como casal e como família.
  • Forma como lidarão com as famílias de cada um dos cônjuges.
  • Costumes e tradições culturais ou familiares que terão em comum.
  • Como coordenarão o trabalho ou estudo que permita o desenvolvimento profissional e humano de cada cônjuge.

4. O curso também oferece ferramentas e conselhos para a comunicação e para lidar com as dificuldades de entendimento.

5. Dá elementos para que o casal entenda a grandeza e sentido da vida sexual dentro do casamento, bem como conselhos para que sua experiência enriqueça a união do casal.

6. Explica o sentido e os propósitos específicos do matrimônio e por que é um sacramento.

7. Expõe os compromissos que, como pessoa e como casal, os noivos adquirem ao contrair matrimônio.

8. Introduz ao rito do matrimônio e oferece elementos para que o casal comece a preparar, em companhia do sacerdote, a celebração do seu sacramento, o papel de ministros, próprio do casal dentro do ritual católico do matrimônio.

Uma vez concluídas as etapas do curso, o casal receberá um certificado que é válido por determinado período. Este certificado está entre os requisitos exigidos para a celebração do matrimônio.

O ideal é que estes cursos, como todos os que preparam para um sacramento, sejam como um catecumenato, ou seja, um itinerário ou caminho de fé, que não termine com a celebração do rito, mas que seja a ocasião para que o casal conheça mais da sua fé e se integre de maneira mais consciente na vida da Igreja.

Para isso, nada melhor que integrar-se, como casal, a um grupo de atividade religiosa dentro da paróquia. Isso lhes permitirá continuar se nutrindo para manter viva sua fé e seus votos como casal.

Tags:
AmorCasamentoNamoro
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia