Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Medalha Milagrosa: uma torrente de luz sobre um mundo de trevas

Nossa Senhora das Graças e a Medalha Milagrosa

Creative Commons

Padre Reginaldo Manzotti - publicado em 23/11/20

Nossa Senhora das Graças mostrou, por meio de sua aparição, que o mundo pertence a Deus e a vitória já foi conquistada por seu Filho

Nossa Senhora da Medalha Milagrosa (ou das Graças) é uma das inúmeras devoções marianas.

A Igreja e o povo de Deus, de forma abundante e generosa, podem contar com a especial ação d’Aquela que é, ao mesmo tempo, Mãe de Jesus e nossa também.

Em 27 de novembro de 1830, na capela das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, na França, a noviça Irmã Catarina Labouré teve uma visão de Nossa Senhora. A Virgem Santíssima estava em pé em cima de um globo, segurando com as duas mãos outra esfera menor, sobre a qual aparecia uma pequena cruz de ouro, e de suas mãos provinham raios luminosos, símbolo das graças que Nossa Senhora derrama sobre quem as súplicas.

Em seu relato, Catarina Labouré afirmou que a Mãe de Deus baixou os olhos e disse, no íntimo de seu coração: “Este globo que vês representa o mundo inteiro (…) e cada pessoa em particular”. Irmã Catarina também ouviu de Nossa Senhora o pedido para que cunhasse uma medalha e a garantia de que todas as pessoas que a trouxessem com devoção, receberiam muitas graças.

A mesma visão, que continha diversos símbolos da fé cristã, como os Sagrados Corações de Jesus e de Maria e uma serpente, disposta aos pés de Nossa Senhora, alusão ao pecado original, repetiu-se várias vezes sobre o sacrário do altar-mor; ali aparecia Nossa Senhora, sempre com as mãos cheias de graças estendidas para a terra, fazendo a mesma invocação.

O Arcebispo de Paris, Dom Quelen, autorizou a cunhagem da medalha e instaurou inquérito oficial sobre a origem e os efeitos da mesma, que o povo denominou Medalha Milagrosa ou Medalha de Nossa Senhora das Graças. O inquérito concluiu que a rápida propagação, o grande número de medalhas cunhadas e distribuídas, os admiráveis benefícios e as graças singulares obtidos confirmavam a realidade das aparições, a verdade das narrativas da vidente e a difusão da Medalha.

Os símbolos da medalha milagrosa

Os símbolos contidos na Medalha são riquíssimos em significados. Na parte da frente, há a imagem de Maria e a jaculatória (pequena oração) ‘Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a Vós’, afirmando o dogma da Imaculada Conceição e pedindo a intercessão de Nossa Senhora. No reverso, a cruz sobre a letra M, de Maria, indica que Jesus está acima de Nossa Senhora, que é intercessora e Mãe. Os Sagrados Corações de Jesus e de Maria, ardendo em chamas, simbolizam o amor do Senhor da Mãe por toda a humanidade e cada ser humano em particular. Os espinhos no coração de Jesus e a espada no coração de Maria simbolizam o sofrimento pelo qual eles passaram: Jesus, para salvar a humanidade, e Maria, como “co-redentora”, sofrendo também com a paixão de seu Filho.

medalha-milagrosa-verdadeira
MEDALHA MILAGROSA - Santa Catarina Labouré a recebeu durante uma visão da Mãe Santíssima, em 1830: a medalha continha a oração “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós“. Nossa Senhora disse: “Quem usar esta medalha, quando abençoada, receberá grandes graças, especialmente se a usar ao pescoço. Quem repetir esta oração com devoção permanecerá de modo especial sob a proteção da Mãe de Deus. Abundantes graças serão concedidas aos que têm confiança“.

Sofremos por muitas catástrofes climáticas e muitos profetizam um mundo fadado ao caos. De fato, é possível que o ser humano, por mal uso de sua liberdade, acabe destruindo nossa casa chamada Terra, mas não por vontade de Deus.

Ao se revelar a uma noviça, na França, Nossa Senhora das Graças enfatizou sua missão incessante ao lado de seu Filho. De acordo com o relato da visão, a Virgem trazia em uma das mãos um globo terrestre que Ela oferecia ao Senhor, indicando as maravilhas de Sua criação, na qual cada pessoa é obra desdobrada de Sua natureza. Os raios luminosos que emanavam de suas mãos, por sua vez, indicavam ser Nossa Senhora intercessora das graças de que tanto necessitamos.

Nossa Senhora das Graças mostrou, por meio de sua aparição, que o mundo pertence a Deus e a vitória já foi conquistada por seu Filho na Cruz Redentora.


Medalha Milagrosa verdadeira ou falsa

Leia também:
Cuidado: saiba distinguir entre a real Medalha Milagrosa e as versões ocultistas

Devoção

Particularmente, tenho imensa devoção por Nossa Senhora das Graças e sua medalha milagrosa. Conforta-me saber que, por intercessão de Maria, uma “torrente de luz” é derramada sobre um mundo de trevas, onde a guerra, a fome e a violência obscurecem a harmonia e a paz. A serpente calçada por Nossa Senhora das Graças é uma alusão à força real do Inimigo de Deus que tenta manter-nos fora do Paraíso, assim como fez com nossos pais, Adão e Eva. Por outro lado, enche-nos de esperança saber que a serpente é inofensiva para aqueles que têm Maria como mãe e seguem seu caminho para Jesus.

Oração a Nossa Senhora da Medalha Milagrosa

“Virgem Imaculada,

Nesta oração, venho pedir as graças que me são tão necessárias.

Nossa Senhora das Graças, Mãe da Medalha Milagrosa,

Ao olhar tuas mãos derramando graças e bênçãos,

Com confiança, peço tua poderosa intercessão.

Mãe, embora eu não seja digno(a), apresenta o meu pedido ao teu Divino Filho Jesus.

Nossa Senhora das Graças, Mãe da Medalha Milagrosa,

Obtém de teu Filho a graça que peço com profunda confiança.

Santíssima Virgem,

Creio e professo tua Santa e Imaculada Conceição, pura e sem mancha. Puríssima Virgem Maria,

Faz-me alcançar a humildade, a caridade, a obediência, a pureza de corpo e de espírito de teu amado Filho.

Ajuda-me a alcançar, Mãe, a perseverança na prática do bem durante toda a minha vida e uma santa morte. Amém.”




Leia também:
Medalha Milagrosa: um sinal que surgiu numa enorme crise social, política e econômica




Leia também:
História de uma devoção: a medalha milagrosa

Tags:
DevoçãoEspiritualidadeNossa Senhora
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia