Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Histórias Inspiradoras
separateurCreated with Sketch.

Brasileiro que pensou ter achado família após 27 anos foi enganado por falso irmão

Folheto divulgado por Antônio Carlos da Silva

Antônio Carlos da Silva / Divulgação

Folheto divulgado por Antônio Carlos da Silva

Reportagem local - publicado em 30/11/20

"Ficamos todos estarrecidos. Esse rapaz brincou com as esperanças do meu filho", lamenta o pai adotivo de Antônio Carlos da Silva

Brasileiro que pensou ter achado família após 27 anos foi enganado por falso irmão. A inacreditável reviravolta na história de Antônio Carlos da Silva aconteceu três dias depois de, supostamente, ele ter sido contatado por um irmão caçula que nunca tinha conhecido.

Recordando o caso: Antônio Carlos tinha 6 anos de idade, em 1993, quando, assustado, fugiu de casa após presenciar uma agressão de seu padrasto contra sua mãe, em Juazeiro do Norte, Ceará. Ele se escondeu e adormeceu dentro de um ônibus no terminal da cidade. Quando acordou, estava perdido em Fortaleza, a 400 quilômetros de distância. Desde então, passaram-se 27 anos de busca pela própria história, pela família e, principalmente, pela mãe.

Reveja os detalhes neste artigo:


Folheto divulgado por Antônio Carlos da Silva

Leia também:
Eu nasci mais ou menos em 1988: os 27 anos da busca de um menino pela mãe

Na semana passada, a longa espera pelo reencontro parecia ter finalmente chegado a um final quase feliz: um homem que se identificava como Clécio entrou em contato com Carlos após encontrar panfletos que ele tinha espalhado por inúmeras cidades divulgando que buscava sua família. Clécio se apresentou como um irmão caçula de Carlos, nascido após o seu desaparecimento.

Antônio Carlos da Silva
Antônio Carlos da Silva / Divulgação
Folheto divulgado por Antônio Carlos da Silva

A história causou grande comoção e foi uma das mais lidas e comentadas da semana em Aleteia.

No entanto, Clécio surpreendeu o país ao revelar a Carlos que estava mentindo.

Brasileiro que pensou ter achado família após 27 anos foi enganado por falso irmão

Quem o desmascarou foi um amigo de Carlos, que o ajudava na busca pelas suas raízes já fazia muito tempo. Depois da revelação, Clécio enviou áudios a Carlos pedindo “desculpas” por ter mentido e afirmando que nem ele próprio sabe por que inventou essa mentira, brincando com as emoções de um jovem pai de família que busca a própria mãe e os próprios irmãos há 27 anos.

“Eu só tenho que pedir perdão. Me desculpa. Não era pra eu ter feito isso, não. Não sem nem onde boto essa cara. Estou tentando falar com o Bernardo, mas não estou conseguindo”.

O Bernardo em questão é o pai adotivo de Carlos, Bernardo Rosemeyer, fundador da Associação Pequeno Nazareno, que tinha acolhido o menino em Fortaleza depois que ele já havia passado por vários abrigos e até perambulado pelas ruas durante um período. Bernardo comenta:

“Ficamos todos estarrecidos. Ele [Clécio] fez chamadas de vídeo com a gente, conversou, mostramos nossa família, ele mandou fotos dos irmãos, disse que já tinha falado para eles que o Carlos estava vivo, depois que viu o panfleto e ligou pra gente. Esse rapaz brincou com as esperanças do meu filho”.

Antônio Carlos soube da verdade na noite da última quinta-feira. Até então, o falso irmão já tinha lhe enviado fotos dos seus supostos familiares, mas ainda não tinha repassado nenhum contato para que Carlos pudesse conversar com eles. O fato estava causando estranhamento. Foi quando o amigo de Carlos, investigando melhor, descobriu que a história de Clécio era forjada.

Novas esperanças de reencontrar a mãe viva

Clécio tinha contado também que a mãe de Carlos havia falecido em 2017, vítima de câncer. No entanto, sempre segundo o falsário, a avó continuava viva e morava em Pernambuco. O reencontro de Carlos com a avó e os irmãos já estava marcado para este fim de semana.

Agora, Carlos volta à saga de procurar pela família esperando não apenas que sua avó e seus irmãos estejam vivos, mas também sua mãe, Geane.

“Morreu uma esperança, mas nasceram muitas outras. Vou continuar a luta. Isso não vai acabar assim, não. Dessa vez eu vou até o fim”.

Folheto divulgado por Antônio Carlos da Silva

Leia também:
Eu nasci mais ou menos em 1988: os 27 anos da busca de um menino pela mãe


irmãos Maicon e Antônio Nunes

Leia também:
Brasileiro encontra irmão caçula desaparecido há 30 anos: seu amigo e funcionário!

Tags:
FamíliaFilhosmentira
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia