Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

A devoção a Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira das Américas

Nossa Senhora de Guadalupe

Antoine Mekary | ALETEIA

Padre Reginaldo Manzotti - publicado em 08/12/20

A Mãe de Guadalupe é digna de forte devoção e verdadeiros tratados no que se refere a aspectos sociais, políticos e religiosos

A aparição de Nossa Senhora de Guadalupe é um mistério que desafia a ciência. Segundo relato do índio Juan Diego Cuauhtlatoatzin, uma senhora belíssima apareceu-lhe em 9 de dezembro de 1531, quando se dirigia à Missão Franciscana para participar da missa. Chamou-o pelo nome, e, após conversarem, combinou de vê-lo novamente. Num dos encontros seguintes, incumbiu-o de pedir ao bispo para construir uma capela naquele local, mas o clérigo não acreditou em suas palavras e pediu uma prova.

Para atender ao pedido do bispo, a senhora pediu que Juan Diego colhesse no alto de um morro as mais lindas flores. Por estarem numa estação imprópria, o índio acreditou tratar-se de uma missão impossível, mas, para seu espanto, encontrou rosas de espécies magníficas.

O Manto de Nossa Senhora de Guadalupe 

Utilizou sua tilma — manto feito a partir do cacto — para levá-las até o bispo e, uma vez em sua presença, enquanto as rosas caíam ao chão, em sua veste apareceu a imagem de uma linda mulher, tal como descrevera anteriormente.

Na imagem do manto, Nossa Senhora aparece como uma jovem recém-saída da adolescência, com pele morena e rosto ovalado, cujo semblante sugere uma atitude de profunda oração, amor e ternura.

Os símbolos

Em análise mais detalhada, por meio de diversos símbolos em sua figura, relativos tanto aos povos nativos quanto aos europeus, pode-se concluir que a Virgem de Guadalupe antecipa a gênese do povo mexicano, surgido a partir da miscigenação entre índios e espanhóis.

Fenômenos inexplicáveis do ponto de vista da ciência e das técnicas de pintura conhecidas pela humanidade também estão presentes na imagem de Nossa Senhora e fazem os estudiosos concluírem por sua origem milagrosa. Um deles, descoberto por um pesquisador após a ampliação dos olhos da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe com aparatos tecnológicos, é a constatação de que sua íris reflete uma cena onde aparecem várias figuras, o que seria inviável dado ao espaço diminuto, incluindo um índio sentado com a pernas cruzadas; o bispo; um outro espanhol, que, como se sabe, servia de intérprete para o bispo; uma mulher negra, chamada Maria, que trabalhava na sede episcopal; uma família com seis pessoas, entre elas, crianças; o próprio índio Juan Diego com a tilma esticada contendo a imagem e para onde estão voltados os olhares dos demais.

Além disso, embora seja de fibra vegetal, o manto não apresenta qualquer sinal de deterioração e permanece intacto mesmo após a passagem de quase 500 anos.

Provas contundentes

O dia de Nossa Senhora de Guadalupe é comemorado em 12 de dezembro.

As aparições da Virgem Maria oficializadas pela Igreja sempre deixaram profundas marcas na história, na alma e no coração dos fiéis. Em alguns casos, foram deixadas provas contundentes, como ocorreu em Tepeyac, noroeste da Cidade do México, no século XVI.

Na tilma do índio Juan Diego Cuauhtlatoatzin, Maria fez estampar sua imagem milagrosamente, e ainda hoje essa peça de vestuário permanece sem sinais de deterioração. O fenômeno desafia a ciência e seus mais astutos pesquisadores, que são unânimes em afirmar: o manto de Guadalupe, que se encontra exposto na basílica de mesmo nome, no México, é de natureza divina.

A Mãe de Guadalupe, Padroeira das Américas, título dado por João Paulo II, em 1979, é digna de verdadeiros tratados também no que se refere a aspectos sociais, políticos e religiosos. Não por acaso, fez questão de manifestar-se a um índio por meio do rosto de uma jovem morena com traços europeus, sendo a mão direita mais branca que a esquerda, além de outros elementos evidentes de sua intenção de pôr fim ao separatismo e reforçar a importância da solidariedade entre os povos e suas culturas.

Devoção

Devoto-me à Mãe de Guadalupe por ter escolhido como um dos primeiros sinais de sua maternidade a cura do tio moribundo de Juan Diego e empenho-me em propagá-la como intercessora dos doentes, tão irrefutáveis são os testemunhos de graças recebidas nesse sentido. Devoto-me à Mãe de Guadalupe por haver utilizado como sinal de sua manifestação as rosas, levadas como prova ao bispo daquela localidade. Apesar de impróprias para o lugar e o clima no momento da aparição, ainda assim o topo da montanha estava repleto de rosas perfumadas e umedecidas pelo orvalho, para que nossa obediência a seu amado Filho Jesus exale como perfume de santidade.

Nossa Senhora escolheu as rosas como sinal para que nossa obediência a seu amado Filho Jesus exale como perfume de santidade. Para aqueles que duvidam da aparição de Maria em Guadalupe, Maria impôs-se num manto para ser lembrada. Quem tem olhos veja, pois o que se vê é suficiente para ter fé!

Oração a Nossa Senhora de Guadalupe 

Gloriosa Mãe de Deus, Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira das Américas,

Tu és nossa Mãe Compassiva,

Curai nossas penas, misérias e dores.

Acolhei-nos no aconchego do teu manto.

Escuta, Mãe, as nossas preces. Ampara os doentes e os desempregados,

Abençoa nossas casas e nossas famílias.

Protege nossos filhos,

Livrando-os das maldades e dos perigos deste mundo.

Guarda nossos lares, escondendo-os dos olhos dos maus.

Que, neles, o nome de Deus seja sempre invocado com respeito e amor.

Que os mandamentos do Senhor sejam observados com fidelidade.

Que teu bendito nome, Mãe querida,

Seja sempre lembrado com muita devoção.

Que a palavra de Deus seja sempre meditada e seguida todos os dias da nossa vida.

Que a nossa obediência a teu Filho Jesus exale, como rosa, perfume de santidade.

Amém.




Leia também:
3 fatos cientificamente inexplicáveis sobre a imagem de Guadalupe

Tags:
Espiritualidadeguadalupe
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia