Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Curiosidades
separateurCreated with Sketch.

5 títulos da Virgem Maria que talvez você não conheça

web3-virgin-mary-morning-star-black-and-white-chapel-statue-josemdelaa-pixabay

JoseMDelaa | CC

Philip Kosloski - publicado em 15/02/21

Você vai se surpreender

O título mais antigo da Virgem Maria é, simplesmente, “mãe”. Foi o nome que Jesus usava e é o nome que os cristãos têm usado desde então. O nome “mãe” descreve o papel de Maria em nossas vidas como uma mãe espiritual, que nos assiste e cuida de nós em nossa necessidade.

No entanto, ao longo dos séculos, os santos, bispos e papas da Igreja deram-lhe toda uma ladainha de nomes, como pode ser visto na tradicional Litania de Loreto. Esses nomes são geralmente autoexplicativos e geralmente fazem sentido. Porém, há outros títulos dados à Virgem que você nunca imaginaria. Por exemplo, por que Maria é comparada a uma torre? Ou a um velo?

Aqui estão cinco desses títulos, juntamente com uma breve explicação, através da qual esperamos derramar alguma luz sobre esses nomes menos conhecidos da Santíssima Virgem Maria.

Torre de Davi

A primeira menção deste título vem do Cântico de Salomão, onde Deus é retratado como um amante que está descrevendo a beleza de sua amada. Nele, encontramos: “O teu pescoço é como a torre de Davi, edificada para pendurar armas; mil escudos pendem dela, todos broquéis de poderosos” (Cântico dos Cânticos 4: 4). Maria é muitas vezes vista como um símbolo da Igreja, a noiva de Cristo, e, assim, o título aponta primeiro para este aspecto espiritual do papel de Maria na história da salvação. Em segundo lugar, o rei Davi construiu uma torre na cidade de Jerusalém para proteger o povo dos assaltos do inimigo. Maria é uma mãe protetora e fará tudo o que precisar para defender seus filhos espirituais. Ela é uma forte edificação, um lugar de refúgio da nossa alma durante a guerra. O título nos encoraja a nos aproximar dela para protegê-la e a ver nela a imagem da noiva perfeita de Cristo.

Torre de marfim

Outra torre, mas desta vez a torre é de “marfim”. Novamente, este título aparece primeiro no Cântico de Salomão em um cenário semelhante. Deus fala novamente: “O teu pescoço é como uma torre de marfim” (Cânticos 7: 4). O marfim é de cor branca e se relaciona com a identificação de Maria como “Imaculada Conceição”. Este título lembra-nos a pureza de Maria e nos impele a imitar a sua completa fidelidade a Deus.

Estrela da Manhã

A estrela da manhã é conhecida como a última estrela no céu antes do nascer do sol. O cardeal John Henry Newman explica, “é prerrogativa de Maria para ser a estrela da manhã, que anuncia o sol. Ela não brilha para si mesma, ou de si mesma, mas ela é o reflexo dela e do nosso Redentor, e ela O glorifica. Quando ela aparece na escuridão, nós sabemos que Ele está perto. Ele é o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Início e o Fim. Eis que Ele vem depressa, e Sua recompensa está com Ele, para render a todos segundo as suas obras. Amém.Vem, Senhor Jesus”. Isto nos ensina que nós também somos chamados a ser anunciadores da luz de Cristo e a apontar sempre para o Sol que nunca se põe.

Destruidora de heresia

De acordo com o Padre Paul Scalia, “Em [sua encíclica carta] Pascendi dominici gregis, o Papa Pio X invoca a Santíssima Virgem Maria pelo título de “destruidora de todas as heresias”. O título tinha um significado particular em Pascendi, que foi escrito em 1911 contra o modernismo, a “síntese de todas as heresias.” Diante dessa crise, era apropriado apelar à destruidora de todas as heresias. “No livro do Gênesis, muitos interpretaram Maria como a que disse que iria esmagar a cabeça da serpente e do diabo. Como a heresia (ou algo falso) vem diretamente da boca de Satanás, Maria é vista como aquela que pode destruir a heresia. Somos lembrados, então, que Maria é nossa protetora da heresia e nos leva à verdade.

Velo de chuva celestial

Em um comentário sobre os Salmos, John Mason Neale escreve: “Bem, eu digo, Maria é comparada a um velo, pois do seu fruto as vestes de salvação são tecidas para os povos. Maria é verdadeiramente um velo, porque do seu seio macio brotou o Cordeiro, que Ele mesmo usando a lã de Sua Mãe, isto é, a carne, cobre as feridas de todas as nações com um velo macio. Pois a ferida de todo pecado é vendada com lã de Cristo, fomentada com o Sangue de Cristo.  Além disso, Maria é vista como um velo puro de que Jesus descendeu na Anunciação”. O Salmista ainda diz: “Ele descerá como a chuva em um velo ” (Salmos 72: 6), isto é, gentilmente e imperceptivelmente, Ele descerá à Virgem, porque Ele virá com toda a humildade”. Este título traz novamente à mente a pureza de Maria e lembra a mansidão da Anunciação e como Deus veio para habitar entre nós.


OUR LADY OF LOURDES

Leia também:
Oração à Virgem Maria por todos os enfermos e sofredores do mundo


Imaculada Conceição

Leia também:
Oração à Virgem Maria pela saúde do corpo e da alma

Tags:
MariaNossa Senhora
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia