Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Curiosidades
separateurCreated with Sketch.

Por que os bancos de igreja foram inventados?

DYSPENSA OD MSZY ŚWIĘTEJ

Nagel Photography | Shutterstock

Philip Kosloski - publicado em 14/03/21

E por que algumas igrejas católicas não os possuem?

Em muitos países, os bancos são vistos como uma parte necessária e básica de toda igreja católica. No entanto, eles são uma invenção bastante recente e, surpreendentemente, não tiveram origem no Catolicismo.

Na maior parte da história da Igreja, os fiéis permaneciam em pé durante a celebração da Missa. Havia alguns bancos dispersos para que os idosos se sentassem, mas, em geral, a nave da igreja não tinha assentos.

Isso fez sentido especialmente quando o ato de ajoelhar-se tornou-se uma postura comum dos leigos. Ademais , nas igrejas medievais o púlpito e o santíssimo eram colocados no meio da igreja e os leigos tinham de caminhar até lá para ouvir a homilia do sacerdote.

Havia tantos movimentos durante a Missa que ninguém – nem mesmo o padre – tinha a oportunidade de se sentar.

Os bancos eram praticamente inexistentes até a Reforma Protestante. Na maioria das igrejas protestantes, o foco não estava nos movimentos litúrgicos, mas no sermão dado por um pregador. A interpretação da Bíblia pelo pastor local era o centro das liturgias, o que gerou longos discursos no púlpito.

Os bancos foram introduzidos gradualmente ao longo do tempo e se tornaram especialmente populares nas igrejas inglesas. Devido à natureza cara, indivíduos e famílias compravam esses assentos e os guardavam com seus nomes. Em alguns casos, eles até construíam “caixas de bancos” para protegê-los, trancando-os para que ninguém mais pudesse usá-los. Infelizmente, surgiram várias batalhas legais, uma vez que as pessoas consideravam seus lugares como propriedade pessoal.

Divergências

Mais tarde, mesmo quando as igrejas já podiam pagar a instalação de assentos, elas ainda dependiam dos paroquianos para obter renda adicional e começaram a “alugar” bancos. Esta prática foi levada da Inglaterra para os Estados Unidos e adotada pela Igreja Católica. Os aluguéis foram até mesmo autorizados pelo Terceiro Concílio de Baltimore como um tipo de arrecadação de fundos.

Ao mesmo tempo, os bancos não foram facilmente adotados pelos cristãos bizantinos ou ortodoxos. Até hoje, a maioria das igrejas orientais não tem bancos e defende vigorosamente a escolha. Uma publicação ortodoxa explica as razões espirituais pelas quais elas se recusam a ter esse tipo de assento em suas igrejas.

 “Os bancos incentivam os leigos a permanecer em seus lugares, a observar passivamente o que está acontecendo na frente, onde o clero executa a Liturgia. Os bancos proclamam e ensinam que a religião e a espiritualidade são o trabalho do sacerdote, a quem pagamos um salário para que eles sejam religiosos por nós (…) Os bancos de igreja têm o mesmo propósito que os assentos dos cinemas e das arquibancadas de estádios; nós nos sentamos neles para vermos profissionais: o clero e os servos de altar profissionalmente treinados, enquanto o coro – também profissionalmente treinado – canta para o nosso entretenimento.”

Resumindo: os bancos são uma invenção recente na história da Igreja e uma tradição adotada da Reforma Protestante para livrar os fiéis da necessidade de se manterem em pé durante uma homilia. Em muitos casos, é uma invenção bem-vinda aos paroquianos, especialmente para homilias mais longas. No entanto, não é aceita por todos os cristãos, cujo uso continua a ser debatido em certas igrejas.


São José

Leia também:
São José nos guia nas dificuldades: lembrete e apelo do Papa Francisco

Tags:
HistóriaIgrejaLiturgia
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia