Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

O rito do Tríduo Pascal e o significado da celebração

WEB-GOOD-FRIDAY-CHURCH-CROSS-COVERED-George-Martell-CC

George Martell CC

Padre Reginaldo Manzotti - publicado em 30/03/21

Os três dias formam uma só celebração, que resume todo o mistério da Páscoa

Hoje, me proponho a explicar o que acontecerá nas celebrações dos próximos dias. Na Quinta-Feira Santa contemplamos o Cristo servidor. A missa vespertina nas paróquias é o primeiro momento do Tríduo Pascal, com a celebração da Ceia do Senhor. Mas este ano, especialmente, não teremos o rito do Lava-pés.

Na Quinta-Feira Santa se destaca a unidade profunda entre o Sacramento do Altar e o serviço aos irmãos. O apóstolo João, não narrando o gesto da ceia, do pão e do cálice como fazem os sinóticos, explica seu significado no gesto do lava-pés. Com o ato estabelece uma ligação direta e essencial entre o Sacramento da Eucaristia e o Sacramento do amor e serviço aos irmãos.

Todo o celebrativo deste primeiro momento pascal se concentra na caridade, mas uma caridade que se faz serviço. Jesus “amou” e se fez “servo”. Seu serviço passou dos mais humildes gestos cotidianos para o “dom total” da Cruz.

A Paixão do Senhor

O segundo momento do Tríduo Pascal acontece com a celebração da Paixão do Senhor. O centro da liturgia desta celebração está na apresentação e adoração da Cruz, como o lenho do qual pendeu a salvação do mundo.

A cruz como a atitude de radicalidade do amor e do serviço. É justamente o que focaliza a oração de abertura da celebração: “Ó Deus, foi por nós que o Cristo, vosso Filho, derramando o seu sangue institui o mistério da Páscoa. Lembrai-vos sempre de vossas misericórdias, e santificai-nos pela vossa constante proteção”.

A Igreja acompanha os passos de Jesus em sua paixão até sua entrega total na cruz. O Filho de Deus, por amor, oferece livremente a própria vida sendo fiel até as últimas consequências à missão que o Pai lhe confiou.

No momento da Adoração da Santa Cruz, o sacerdote apresenta a Cruz solenemente, entrando pelo corredor central ou pelo próprio altar. Ela deverá estar coberta por um véu vermelho e será descoberta à medida que, por três vezes, o sacerdote anuncia: “Eis o lenho da cruz, do qual pendeu a salvação do mundo”, ao qual o povo responde: “Vinde, adoremos!” Todos se aproximam e beijam a cruz.

Vigília Pascal

A Vigília Pascal, no sábado, é o terceiro momento e encerramento do Tríduo Pascal. Acontece no Sábado Santo e é a mãe de todas as vigílias. Nesta noite santa, a Igreja não celebra apenas a Páscoa de Jesus Cristo, mas também celebra a páscoa dos cristãos, seus membros.

Fundamentalmente, se trata da celebração da vida renovada em Cristo ressuscitado. Tudo fala de vida e de felicidade. As diversas etapas da vigília fazem com que a vida divina penetre a Comunidade celebrante.

A abertura é feita pela celebração da luz, que brota da pedra virgem, simbolizando Jesus Cristo, Luz do mundo. Ela vai dissipando as trevas para iluminar a todos os presentes. Eleva-se, então, o grande louvor à luz no canto do Exultet.

A Liturgia da Palavra torna presente a Palavra criadora de Deus na criação, na formação de um povo, no Cristo ressuscitado, na Igreja hoje, renovando a Aliança de Deus com a humanidade.

Segue a Liturgia sacramental. Nesta noite, ela abrange os três sacramentos da Iniciação cristã: Batismo, Crisma e Eucaristia. Cada sacramento é significado por um símbolo de vida, animado pela ação do Espírito Santo.

A ação de graças sobre a água batismal comemora a ação criadora e libertadora de Deus através da história da Salvação, evocada na celebração da Palavra. O óleo do Crisma, consagrado na Missa da manhã, é usado no sacramento da Confirmação, simbolizando a presença e a ação do Espírito Santo na nova criação, inaugurada na vida da Igreja.

E o ponto alto da celebração é a Eucaristia, ação de graças por excelência, celebração da nova Páscoa de Cristo participada pela Igreja. A vida que nasce no Batismo e é animada pelo Espírito alimenta-se na mesa do Cordeiro pascal. Os cristãos dão testemunho da Morte e Ressurreição do Senhor Jesus e comprometem-se a ser vida, corpo dado e sangue derramado numa vida de ação de graças a Deus e ao próximo. Assim, inaugura-se um novo céu e uma nova terra.

Que todos tenhamos uma santa Semana Santa.

Tags:
MortePaixãoPáscoaRessurreição
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia