Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

Ilumine sua Semana Santa com o acervo digital de arte sacra do Louvre

Apollon Gallery at the Louvre museum

Isogood_patrick | Shutterstock

J-P Mauro - publicado em 01/04/21

O Museu do Louvre disponibilizou quase 500 mil obras de arte em uma nova plataforma digital gratuita

Os amantes da arte, inclusive da arte sacra, têm motivos para se alegrar porque o Museu do Louvre lançou uma coleção virtual com mais de 482.000 obras de arte. A plataforma fácil de navegar é gratuita.

Católicos e cristãos devem ficar especialmente entusiasmados com os esforços do Louvre para digitalizar suas inúmeras exposições. Uma infinidade de obras de arte sacra está agora ao nosso alcance, e bem a tempo para o Tríduo Pascal.

Foi uma tarefa gigantesca compilar ss arquivos online do Louvre. Cada imagem é acompanhada por valiosas informações históricas, como: artista, título, data, história da obra, informações bibliográficas e muito mais. As informações foram fornecidas pela experiente equipe de historiadores da arte do Louvre e são atualizadas diariamente.

Arte sacra digital

O presidente-diretor do Museu do Louvre, Jean-Luc Martinez, disse em um comunicado: “O Louvre está tirando o pó de seus tesouros, mesmo os menos conhecidos. Pela primeira vez, qualquer pessoa pode acessar todo o acervo a partir de um computador ou smartphone, gratuitamente”.

Uma barra de pesquisa ajuda os visitantes a navegar no site. Os usuários podem filtrar pelo tipo de arte que desejam ver (pinturas, esculturas etc), por país ou por localização. A pesquisa pode ser refinada ainda mais se o usuário já souber de alguma informação sobre ela.

O novo catálogo digital do Louvre é uma fonte inestimável de inspiração religiosa. Uma simples busca por “Cristo na Cruz” levará os usuários a dezenas de representações artísticas da crucificação, por alguns dos maiores artistas que o mundo já conheceu. Pode até iluminar o estudo da Bíblia. Se você está lendo sobre as Bodas de Caná, por exemplo, puxe algumas pinturas a óleo e veja como a festa foi retrata por diversos artistas.

Dê uma olhada na galeria abaixo para conferir algumas das fantásticas pinturas católicas que estão te esperando. Em seguida, clique aqui para visitar o novo acervo digital do Louvre.




Leia também:
A Ressurreição de Jesus na arte

Tags:
ArtePaixãoSemana Santa
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia