Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

10 padres cientistas e suas importantes contribuições à cultura e à tecnologia

Padres cientistas: o Padre Georges Lemaître com Albert Einstein em 1933

Albert Einstein e Padre Georges Lemaître, Califórnia, 1933 / Domínio público

Francisco Vêneto - publicado em 14/04/21

Eles ajudam a desmascarar, com fatos documentados, a mentira de que a Igreja seria "inimiga da ciência"

Estes 10 padres cientistas e suas importantes contribuições à cultura e à tecnologia representam uma pequena porção dos clérigos católicos cujos estudos, pesquisas e descobertas em diversas áreas da ciência ajudam a desmascarar, com fatos documentados, a mentira de que a Igreja seria “inimiga da ciência”.

Guido d’Arezzo

MÚSICA – O sistema para representar as notas musicais foi criado por este monge que viveu na Idade Média, entre os anos de 992 e 1050.

Gregor Mendel

GENÉTICA – Ao estudar as ervilhas, este monge católico que viveu de 1822 a 1884 fez as descobertas científicas que deram origem à Genética moderna.

Jean-Baptiste Carnoy

CÉLULAS – Nascido na Bélgica em 1836 e ordenado sacerdote em 1861, ele se doutorou em Ciências Naturais em 1865. O padre botânico promoveu o uso do microscópio e foi pioneiro no estudo das células. É dele a criação da importante fórmula da medicina conhecida como “solução de Carnoy”.

Georges Édouard Lemaître

BIG BANG – A Agência Espacial Europeia homenageou este sacerdote e cientista dando o seu nome a uma missão espacial de abastecimento da Estação Espacial Internacional. O padre Lemaître (1894-1966) é um dos precursores da teoria do Big Bang.

James B. Macelwane

GEOFÍSICA – Todos os anos, a União Geofísica Americana concede a medalha James B. Macelwane a um cientista de até 36 anos de idade que tenha prestado contribuições significativas à Geofísica. O nome da medalha homenageia ao padre jesuíta que viveu entre 1833 e 1956 e que se dedicou com grande empenho ao ensino para jovens cientistas. Filho de um pescador, ele se ordenou padre e se doutorou em Física com uma relevante dissertação sobre sismologia em 1923.

Benedetto Castelli

MANCHAS SOLARES – O monge italiano era amigo e colaborador de Galileu Galilei. Foi ele quem desenvolveu o método para projetar a imagem do sol sem prejudicar a visão, ajudando assim nos estudos de Galileu sobre as manchas solares.

Boaventura Thurlemann

MEDIÇÃO ELETROMAGNÉTICA DE VAZÃO – O primeiro medidor eletromagnético de vazão, instrumento que permitiu avanços significativos na indústria, foi construído por este inventor e sacerdote suíço.

Pierre Gassendi

ÁTOMOS E MOLÉCULAS – Nascido na França em 1592 e ordenado em 1616, este sacerdote cientista recuperou as ideias dos antigos gregos sobre a existência dos átomos e fez a primeira distinção entre átomos e moléculas.

Bartolomeu Lourenço de Gusmão

AVIAÇÃO – Todos os anos, a Força Aérea Brasileira concede a Medalha Bartolomeu de Gusmão a pessoas que prestaram serviços importantes para a aeronáutica. A medalha tem o nome em homenagem a este padre, que viveu entre 1685 e 1724 e que é um dos precursores da aviação.

Christian Mayer

ESTRELAS BINÁRIAS – A importância desse padre astrônomo é tamanha que uma cratera da Lua foi nomeada em sua homenagem. Sacerdote jesuíta do século XVIII, ele ajudou a implantar observatórios na Alemanha, estudou o movimento das estrelas e elaborou um catálogo com dezenas de estrelas binárias observadas a partir de 1776.

Não custa lembrar:

“Não existem nem cem pessoas que odeiam a Igreja católica. Mas existem milhões de pessoas que odeiam o que eles pensam que é a Igreja católica” (Fulton Sheen).

Tags:
CiênciaHistóriaIgrejaPadres
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia