Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Histórias Inspiradoras
separateurCreated with Sketch.

Peyo, o cavalo que detecta câncer e cuida dos doentes

WORLD-PRESS-PHOTO-20121-033_Jeremy-Lempin.jpg

Jeremy Lempin

Dolors Massot - publicado em 14/05/21

Peyo é um cavalo francês com o extraordinário dom de detectar doenças como câncer e Alzheimer. No hospital, ele visita e leva esperança aos pacientes

Peyo é um cavalo de 14 anos que seu dono, Hassen Bouchakour, usava em desfiles de adestramento. Ele era distante e avesso ao contato humano. No entanto, Bouchakour descobriu algo surpreendente: Peyo tem a capacidade de detectar pessoas que sofrem de câncer, Alzheimer e outras patologias. Este ano, além disso, Peyo ficou famoso ao ser o protagonista de uma foto excepcional.

A incrível habilidade de Peyo não é usada apenas para diagnosticar doenças. Também está comprovado que ele pode ajudar a melhorar a qualidade de vida dos pacientes hospitalizados. Em alguns casos, até foi possível reduzir a medicação aos enfermos.

Um cavalo no hospital

Peyo está na França. Ele já é conhecido como “Dr. Peyo”. Especificamente, ele “trabalha” no hospital Calais e em quatro outros hospitais em Dijon, Le Havre, Nice, Antibes. A equipe médica recebe o cavalo, que, surpreendentemente, entra no hospital, pega o elevador e é conduzido aos leitos que os médicos indicam.

Se antes, no adestramento, o cavalo relutava diante do contato humano, agora tudo é diferente. Ele é próximo e afetuoso com os doentes e lambe as áreas onde o paciente tem internamente a lesão. “É um cavalo que tem um comportamento diferente para com as pessoas frágeis”, explica Bouchakour.

Forma de terapia

A terapia equina tem sido usada há muitos anos em meios médicos controlados. Mas o dom de Peyo para detectar doenças e sua capacidade de fazer parte do tratamento de pacientes hospitalizados é algo realmente surpreendente. De fato, ele está sendo estudado cientificamente por especialistas em cuidados paliativos, geriatria e pediatria. Em Calais, o dócil animal integra um programa de terapia na Unidade de Cuidados Paliativos Séléne.

A visita de Peyo é um ponto positivo no cotidiano dos pacientes desses hospitais franceses, ao mesmo tempo que abre horizontes de esperança para a medicina.

Hassen Bouchakour está extremamente satisfeito com a mudança nas tarefas que seu cavalo lhe trouxe. Ele tem 31 anos e treina este garanhão há 7 anos. Peyo é treinado para nunca se aliviar no hospital. Além disso, ele recebe um acompanhamento veterinário rigoroso.

Para os enfermos, Peyo proporciona companhia, reduz a sensação de solidão e alivia dores físicas e mentais.

Peyo no World Press Photo

Uma imagem de Peyo tirada pelo fotógrafo Jeremy Lempin e intitulada “Doctor Peyo and Mister Hassen” foi indicada este ano para o World Press Photo na categoria Contemporary Affairs. É a imagem que ilustra este artigo.

A foto mostra Peyo com Marion, uma jovem mãe com câncer metastático, e seu filho de 7 anos, Ethan.

Tags:
AnimaisDoença
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia