Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Estilo de vida
separateurCreated with Sketch.

4 coisas que sua família perde ao ficar sem ir à igreja

PRAYER

Jeffrey Bruno

Michael Rennier - publicado em 07/06/21

Há muitas desculpas para quem não quer ir à igreja, mas as graças para quem vai sempre falam mais alto

É fácil encontrar motivos para ficar sem ir à igreja. Tão fácil, na verdade, que se você estiver tendo problemas para encontrar algum, existem artigos, enquetes e grupos de discussão na internet, nos quais os integrantes compartilham motivos para não irem à igreja.

Esses motivos vão desde escândalos graves entre o clero até o fato de as igrejas terem a ousadia de programar a Missa em horários que interferem no almoço ou no café da manhã. Alguns, por outro lado, comentam que não têm mais fé, que a igreja não corresponde às suas convicções políticas ou que estão muito cansados ​por terem de trabalhar a semana toda.

Conforme você lê todas as desculpas, uma após a outra, começa a se desgastar. A questão é que as pessoas estão se afastando da igreja simplesmente porque preferem ficar longe dela. As desculpas são apenas reflexões posteriores.

Para mim, visto que a comunidade da igreja é uma família, as desculpas parecem uma tentativa fraca de justificar desistir de sua família. Por quê? Simplesmente porque essa família é menos do que perfeita. É mais fácil se desconectar e desistir do relacionamento. 

Entretanto, em vez de lamentar essa tendência, pensei em apresentar alguns motivos pelos quais é tão importante ir à Igreja e, principalmente, por que é tão importante levar os filhos à Igreja, embora ter filhos nos ofereça inúmeras desculpas para ficar em casa.

Culpa das crianças

As crianças, é claro, tornam a frequência à igreja mil vezes mais complicada. O problema começa em casa, com sua total incapacidade de encontrar os sapatos, por exemplo. O primeiro sapato de qualquer par é sempre fácil de encontrar; é o segundo que é diabólico. E isso acontece toda semana, deixando a família toda estressada e atrasada.

As crianças falam durante toda a Missa, fazendo perguntas e se mexendo, comentando sobre as pessoas ao seu redor em altos sussurros. Elas pedem lanches e exigem várias idas ao banheiro. Parece que não estão obtendo absolutamente nada de valor com a experiência. Então, sim, seria fácil justificar não assistir à Missa com elas.

Mesmo com crianças mais velhas, ir à Missa pode ser difícil. Os adolescentes nem sempre têm a melhor atitude e os pais relutam em forçar os filhos a irem à Missa contra a vontade deles. Não querem que a igreja pareça um castigo. Novamente, é mais fácil deixá-los em casa e ir sozinhos ou permitir que toda a família fique dormindo em casa no domingo.

Para mim, esta é uma questão de intencionalidade: que tipo de vida queremos viver? Que tipo de pessoa queremos ser? Em vez de seguir o caminho mais fácil e dar desculpas, consideramos cuidadosamente nossas ações. Por que uma família iria querer ir à igreja? O que elas “perderiam” ao ficar sem ir à igreja? Eis quatro ideias:

1. Autoconfiança

Sempre tive muita autoconfiança, que percebi ser um presente um tanto raro. A razão pela qual tenho confiança é porque meus pais me levaram à igreja quando eu era criança. E, na igreja, eu aprendi que Deus me criou com um propósito e tem um plano para minha vida. Claro, eu cometo erros, caio na dúvida e fico frustrado com minhas falhas e oportunidades perdidas, mas sempre recaio na minha identidade de filho de Deus. Quero que meus filhos tenham a mesma autoconfiança.

2. Saber que somos amados

Na Igreja, aprendi que Deus me criou porque me ama. Muitas pessoas hoje não entendem esse simples fato porque nunca o ouviram. Sei que às vezes tenho dificuldade em me amar. Também sei que deixo de amar minha esposa e filhos da maneira como eles deveriam ser amados. Mas todos merecem ser amados. O tempo todo. É por isso que o amor de Deus é tão vital. Ninguém florescerá sem o amor constante, bondoso e incessante que ele oferece, e esse amor é dispensado, sem falta, na igreja.

3. A disciplina de aceitar um desafio

É na igreja que sou desafiado a crescer. Por conta própria, provavelmente definharia, muito ansioso e cansado por tentar algo tão audacioso quanto o autoaperfeiçoamento. É o encorajamento positivo que ouço na igreja que me dá a ousadia de sonhar mais alto. Na igreja, ouço que posso me tornar um santo. Eu até comecei a acreditar. É um desafio difícil, com certeza, mas dotou minha vida de um propósito.

4. Conhecer pessoas

Uma última razão pela qual aprecio a igreja é que ela me coloca em um relacionamento próximo com todos os tipos de pessoas, de diferentes origens sociais, países e idades. Esta é uma experiência formativa que me afasta de limitar minha interação social a apenas alguns colegas com a mesma opinião. Minha vida ficou mais rica por ter conhecido todas as pessoas maravilhosas da minha paróquia. Meus filhos também se beneficiaram com isso e tiveram suas perspectivas ampliadas ao aprenderem a interagir com diferentes tipos de pessoas.

Tenho certeza de que poderia continuar listando os motivos pelos quais considero a freqüência à Igreja uma experiência tão benéfica. Tudo o que realmente sei é que estaria perdido sem ele e nossa família estaria em pior situação. Não passa um domingo em que eu prefira ficar sem ir à igreja.

Tags:
FamíliaMissaReligião
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia