Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

O Papa e o drama da migração: Mar Mediterrâneo é o maior cemitério da Europa

WEB3-REFUGEES-MEDITERRANEAN SEE-BODIES-SHIP-Twitter Chris Catrambone

Twitter Chris Catrambone

Rescate en el Mediterráneo

Francisco Vêneto - publicado em 14/06/21

"São homens e mulheres como nós. Nossos irmãos em busca de uma vida melhor. Famintos, perseguidos, feridos, explorados… em busca da felicidade"

O Mar Mediterrâneo é o maior cemitério da Europa, declarou o Papa Francisco sobre a crise dos migrantes que parece não ter fim.

Após o Ângelus deste domingo, 13 de junho, Francisco falou da cerimônia a ser realizada em breve na Sicília para receber os restos de um barco naufragado em 18 de abril de 2015 com 700 refugiados procedentes da costa da Líbia. Eles tentavam desesperadamente chegar à Itália.

O Papa declarou:

“Que este símbolo de tantas tragédias no Mediterrâneo continue questionando a consciência de todos e promovendo o crescimento de uma humanidade mais solidária, que derrube o muro da indiferença. Pensemos nisso: o Mediterrâneo se tornou o maior cemitério da Europa”.

Mar Mediterrâneo é o maior cemitério da Europa

Francisco já havia lamentado publicamente aquele mesmo naufrágio em 2015, quando, além de manifestar sua solidariedade para com os familiares das vítimas, enfatizou o seu apelo à comunidade internacional para tomar medidas rápidas e sólidas a fim de evitar novas tragédias do mesmo tipo.

As tragédias do mesmo tipo têm se repetido, no entanto, ao longo de todos os mais de 6 anos que transcorreram desde então.

Sobre as pessoas que morrem no desespero dessas travessias que fazem do Mar Mediterrâneo o maior cemitério da Europa, Francisco recordou:

“São homens e mulheres como nós. Nossos irmãos em busca de uma vida melhor. Famintos, perseguidos, feridos, explorados, vítimas de guerras, em busca de uma vida melhor. Em busca da felicidade. Eu convido vocês a rezar, primeiro em silêncio, depois todos juntos, por estes irmãos e irmãs”.

Tags:
MigrantesMortePapa Franciscosolidariedade
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia