Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Os nazistas guilhotinaram o padre Jan: agora ele será beatificado

PADRE JAN MACHA

Wikipedia | Domena publiczna

Francisco Vêneto - publicado em 22/06/21

O mártir tinha apenas 28 anos quando foi executado no presídio polonês - seu corpo jamais foi encontrado

Os nazistas guilhotinaram o padre Jan Macha, polonês, em 1942. Agora, ele será beatificado em seu país natal.

A cerimônia será presidida pelo cardeal Marcello Semeraro, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, e já tem data e local confirmados: 20 de novembro de 2021, na catedral de Cristo Rei em Katowice, mais de um ano após a data anteriormente prevista (a beatificação estava planejada para 17 de outubro de 2020, mas a pandemia de covid-19 impôs o adiamento).

O pe. Jan Macha tinha recebido a ordenação sacerdotal poucos meses antes da invasão da Alemanha contra a Polônia em setembro de 1939. O jovem sacerdote fazia parte de um grupo clandestino de resistência aos invasores, o Konwalia, que, em polonês, quer dizer “lírio dos vales”. Entre outras formas de solidariedade, o padre coordenava ajudas a famílias que tinham perdido parentes nas batalhas contra as forças de Adolf Hitler.

Os nazistas guilhotinaram o padre Jan

Em 5 de setembro de 1941, a polícia secreta dos nazistas, a famigerada Gestapo, capturou o sacerdote numa estação de trem de Katowice. Ele foi condenado à morte em 17 de julho do ano seguinte e sua execução aconteceu mediante o uso de nada menos que a guilhotina, num presídio da mesma Katowice, no dia 3 de dezembro de 1942.

O mártir tinha apenas 28 anos. Fazia 1.257 dias que ele havia sido ordenado sacerdote de Jesus Cristo. Seu corpo jamais foi encontrado.

A causa de beatificação foi aberta em 2013 e sua etapa diocesana se encerrou em 2015, quando a respectiva documentação foi remetida a Roma.

Em 29 de novembro de 2019, mediante decreto pontifício, o Papa Francisco reconheceu oficialmente o martírio do pe. Jan Macha.

A beatificação é o próximo passo da trajetória do sacerdote mártir rumo aos altares.

Confira abaixo um impactante testemunho sobre outro célebre sacerdote polonês que foi martirizado pelos nazistas e hoje é santo canonizado:

Tags:
BeatificacaoMártiresnazismoPadresSantos
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia