Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

Nova descoberta astronômica faz teoria do Big Bang ser questionada

STARS

Public Domain

Francisco Vêneto - publicado em 23/06/21

A ciência não sabe explicar como começou a existir o que existe e agora descobre que nem as pistas que tinha parecem ser como se imaginava

Uma nova descoberta astronômica está fazendo a teoria do Big Bang ser questionada pelos cientistas: ao mapearem o movimento das galáxias e constatarem que tudo no universo parece girar em escalas de centenas de milhões de anos-luz, jamais vistas antes, os astrônomos do Instituto Leibniz de Astrofísica de Potsdam (AIP), na Alemanha, acabaram ressaltando as deficiências do modelo do Big Bang porque ele não responde adequadamente à seguinte pergunta: como foi que a rotação emergiu no universo nascente se toda a matéria em criação deveria espalhar-se como uma grande bolha que vai se inflando?

As observações são preliminares, mas, caso sejam confirmadas, parecem indicar que o momento angular pode ser gerado em escalas sem precedentes. De fato, o contexto cosmológico no qual é gerado o momento angular responsável pela rotação é um dos grandes problemas que a cosmologia ainda não consegue explicar.

Os astrônomos mapearam enormes filamentos que interligam a assim chamada “teia cósmica”, conectando aglomerados de galáxias como se fossem “pontes” monumentais entre galáxias. Eles afunilam as galáxias em direção a grandes aglomerados situados nas suas extremidades. A este respeito, o astrônomo Peng Wang declarou:

“Encontramos uma propriedade notável desses filamentos: eles giram”.

Seu colega Noam Libeskind complementou:

“Nessas escalas, as galáxias dentro [desses filamentos] são meros grãos de poeira. Elas se movem em hélices ou órbitas em forma de parafuso, circulando ao redor do meio do filamento enquanto viajam ao longo dele. Essa rotação nunca havia sido vista antes em escalas tão enormes. A implicação é que deve haver um mecanismo físico, ainda desconhecido, responsável pelo torque nesses objetos”.

Nova descoberta astronômica faz teoria do Big Bang ser questionada

Mas como foi que o universo começou a girar?

Segundo o modelo do Big Bang, pequenos aumentos locais de densidade no início do universo teriam crescido graças à instabilidade gravitacional conforme a matéria ia fluindo das áreas de menor densidade rumo às áreas emergentes de maior densidade. Esse fluxo vinha sendo aceito como uma espécie de “motor” do início da aglomeração da matéria, o que levaria depois à formação de estrelas, planetas e galáxias. Acontece, porém, que esse fluxo potencial não gira nem tem ondas: segundo o modelo aceito até hoje, não há rotação no universo primordial. Toda rotação, portanto, precisaria ter sido gerada à medida que as estruturas cósmicas iam se formando, mas não se sabe como isto aconteceu.

Em resumo, a ciência não sabe explicar como foi que começou a existir aquilo que existe e agora constata que nem mesmo as pistas que possuía são como se imaginava que fossem.

O artigo “Possible observational evidence for cosmic filament spin“, assinado por Peng Wang, Noam I. Libeskind, Elmo Tempel, Xi Kang e Quan Guo, foi publicado pela revista Nature Astronomy.

Tags:
CiênciaCriaçãoteologia
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia