Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Histórias Inspiradoras
separateurCreated with Sketch.

O belo segredo da longevidade do homem mais velho do mundo

EMILIO FLOREZ MARQUEZ

Photo Courtesy of GUINNESS WORLD RECORDS

Cerith Gardiner - publicado em 19/07/21

Spoiler: não tem nada a ver com uma dieta saudável, embora isso seja muito importante

Com a tenra idade de 112 anos, o porto-riquenho Emilio Flores Márquez é o homem mais velho do mundo, segundo o Guinness Book. Ele compartilhou o segredo de sua longevidade – e não é o que você imagina.

Márquez atribui sua idade impressionante à simples lição que aprendeu com seu pai quando criança: amar a todos.

“Meu pai me criou com amor, amando a todos … Ele sempre pediu a mim e aos meus irmãos para fazer o bem, para compartilhar tudo com os outros. Além disso, Cristo vive em mim”, explicou Márquez ao Guinness World Records, conforme noticiado no Daily Mail.

O detentor do recorde é de uma família de 11 irmãos, sendo ele o mais velho. A família, portanto, tinha muito amor para compartilhar com os outros. Além disso, Márquez desempenhou um papel fundamental na vida familiar. Ele passava o tempo ajudando o pai na fazenda de cana-de-açúcar e depois voltava para casa para fazer as tarefas domésticas e cuidar dos irmãos.

Esse forte trabalho e exemplo de ética familiar continuaram quando ele conheceu sua esposa, Andrea Pérez. O casal teve quatro filhos e, após 75 anos de casamento, em 2010 Márquez ficou viúvo. Ele agora mora com seus dois filhos, Tirsa e Emilio.

Embora ele tenha colocado um marca-passo aos 101 anos de idade e esteja sofrendo de perda auditiva, o homem mais velho do mundo está com boa saúde. Com seu aniversário se aproximando em 8 de agosto, ele quer continuar a espalhar esta mensagem de amor para seus cinco netos, cinco bisnetos e todos aqueles que têm a bênção de ouvir sua história inspiradora.

Tags:
AmorBem estar
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia