Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Histórias Inspiradoras
separateurCreated with Sketch.

Padre franciscano foi herói em Auschwitz

WEB3-SAINT-MAXIMILIAN-KOLBE-XSAINT-PD.jpg

Octavio Messias - publicado em 18/08/21

Maximiliano Maria Kolbe foi considerado "o santo do nosso século difícil" pelo Papa João Paulo 2º

Na mesma semana em que foi noticiada a existência de 530 células neonazistas no Brasil de 2021, completou-se 80 anos da morte do padre fransicano polonês São Maximiliano Maria Kolbe (1894-1941), considerado o santo do Holocausto, um sacerdote católico que deu a própria vida para salvar um irmão no campo de concentração durante a 2ª Guerra Mundial.

A efeméride repercutiu em alguns dos principais veículos do país. Em 14 de agosto de 1941, padre Kolbe interrompeu uma execução no tenebroso campo de concentração de Auschwitz e ofereceu sua vida pela de um sargento que seria punido como bode expiatório pela fuga de três detentos. O gesto refletiu como o nazismo não poupava nem a santíssima Igreja Católica em um ato que representava o que de mais católico um homem de fé pode fazer, que é dar a vida em misericórdia a alguém, que era pai e tinha filhos. 

Herói e mártir

Padre Kolbe também mostrou como uma boa ação não faz distinção de religião. O sacerdote poupou a vida do sargento do exército e integrante da resistência judaica na Polônia, Franciszek Gajowniczek, de modo que vossa santidade foi também um mártir do judaísmo, condecorado como herói de guerra pelo Estado de Israel e considerado “justo entre as nações”.

O militar cumpria uma pena de fome e, ao término da tortura, quando Gajowniczek receberia seu castigo final, Padre Kolbe se apresentou para oferecer a própria vida pela do militar. O exército aceitou e São Maximiliano Kolbe pôde expor para o mundo e para a história a santidade do martírio e o horror de um regime totalitário. E comprovou como o regime era diametralmente oposto aos valores da Igreja Católica, uma vez que 3646 dos dez mil padres da Polônia à época foram levados aos campos de concentração, 2647 dos quais foram pelos nazistas. Além de seis milhões de judeus. 

Santo

Padre Kolbe foi canonizado em 1982 pelo Papa João Paulo 2º, que se referia ao mártir como “santo do nosso século difícil”. Em vida, o santo entrou em 1907, aos 13 anos de idade, para a Ordem dos Frades Menores Conventuais na cidade polonesa de Zduńska Wola. Ordenado em 1918, quando já estava estabelecido em Roma, voltou à pátria e se fixou na Cracóvia, onde fundou a revista Cavaleiro da Imaculada (Rycerz Niepoklanej, em polonês), que misturava informações da Igreja e palavras da Bíblia com notícias da guerra. A publicação atingiu a tiragem de 30 mil exemplares, chegando a ser a maior publicação da Polônia à época. Como o padre acolhia fugitivos do exército nazista e disseminava informações à respeito de sua atuação, não demorou a cair no radar da Gestapo, que efetuou sua prisão em 17 de fevereiro de 1941. Três meses depois, foi levado a Auschwitz em meio a outros 320 prisioneiros. E em julho se tornou mártir e santo.   

Tags:
GuerranazismoSantos
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia