Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Em foco
separateurCreated with Sketch.

Como acabar com as organizações terroristas, de acordo com João Paulo II

John Paul II

GERARD JULIEN | AFP

Philip Kosloski - publicado em 19/08/21

Quando a guerra no Afeganistão começou, São João Paulo II exortou os líderes mundiais a erradicar as causas do terrorismo

Em 2002, São João Paulo II escreveu sua mensagem anual para o Dia Mundial da Paz. A guerra no Afeganistão estava apenas começando.

Ele ficou triste com a tragédia de 11 de setembro, mas também preocupado com a resposta global às organizações terroristas.

Por um lado, São João Paulo II reconheceu o direito de defender o país do terrorismo:

Existe, portanto, um direito a defender-se do terrorismo. É um direito que deve, como qualquer outro, obedecer a regras morais e jurídicas na escolha, quer dos objetivos, quer dos meios. A identificação dos culpados deve ser devidamente provada, porque a responsabilidade penal é sempre pessoal, não podendo por isso ser estendida às nações, às etnias, às religiões a que pertencem os terroristas.”

Eliminar as causas do terrorismo

No entanto, João Paulo II também acreditava que a defesa militar não era a única opção. Ele defendeu a eliminação das causas profundas das organizações terroristas:

“A colaboração internacional na luta contra a atividade terrorista exige também um empenho particular do ponto de vista político, diplomático e econômico para resolver, com coragem e determinação, eventuais situações de opressão e marginalização que estejam na origem dos objetivos terroristas. O recrutamento dos terroristas, de fato, é mais fácil em contextos sociais onde os direitos são espezinhados e as injustiças longamente toleradas.” 

Terrorismo não pode ser endossado por religiões

Para João Paulo II, as organizações terroristas originam-se em situações de opressão e pobreza. Se não se erradicarem as condições subjacentes ao terrorismo, ele só voltará com mais força. Além disso, o pontífice acreditava que o terrorismo não deveria ser endossado por nenhuma religião ou líder moral:

“As confissões cristãs e as grandes religiões da humanidade devem colaborar entre si para eliminar as causas sociais e culturais do terrorismo, ensinando a grandeza e a dignidade da pessoa e incentivando uma maior consciência da unidade do género humano. Trata-se de um campo concreto do diálogo e da colaboração ecuménica e inter-religiosa, colocando as religiões ao serviço da paz entre os povos. De modo particular, estou convencido de que os líderes religiosos judeus, cristãos e muçulmanos devem tomar a iniciativa da pública condenação do terrorismo, recusando toda a forma de legitimação religiosa ou moral a quem dele participa. “

O caminho para a paz

Acima de tudo, o caminho para a paz só pode acontecer por meio do perdão:

“A falta de perdão, especialmente quando alimenta o prolongamento de conflitos, supõe custos enormes para o desenvolvimento dos povos. Os recursos são destinados para manter a corrida aos armamentos, as despesas de guerra, as consequências das represálias económicas. Acabam assim por faltar os recursos financeiros necessários para gerar desenvolvimento, paz e justiça. Quantos sofrimentos padece a humanidade por não saber reconciliar-se, e quantos atrasos por não saber perdoar! A paz é a condição do desenvolvimento, mas uma verdadeira paz torna-se possível somente com o perdão.”

Tags:
Joao Paulo IITerrorismo
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia