Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

Haiti: padre que cuidava de crianças órfãs é assassinado

WEB2-PERE-ANDRE-SYLVESTRE-CAPTURE-FACEBOOK.jpg

Paroisse Notre-Dame d’Altagrâce de Ravine d’Argent des Nippes I Facebook

Père André Sylvestre.

Reportagem local - Agnès Pinard Legry - publicado em 09/09/21

O religioso foi baleado por dois jovens quando saía de um banco

A violência parece não diminuir no Haiti. O padre André Sylvestre, de 70 anos, pároco da Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia em Cap-Haitien (norte do país), foi morto a tiros na segunda-feira, 6 de setembro de 2021.

 De acordo com as primeiras informações, ele foi vítima de um dos grupos armados que assolam o país. Dois homens atiraram nele no meio da rua quando ele saía de um banco. Os socorristas levaram o sacerdote às pressas para o hospital, mas ele morreu na sala de cirurgia. 

O padre assassinado também dirigia um orfanato e sabia como se aproximar dos moradores de rua.

As ações das gangues armadas no Haiti se multiplicaram desde o terremoto de 14 de agosto de 2021, que matou mais de 2.200 pessoas no Haiti. O assassinato do chefe de Estado Jovenel Moïse dois meses antes também contribuiu para a instabilidade política, econômica e social no país.

Religiosos sequestrados

Em abril de 2021, vários religiosos foram vítimas de sequestros. “O Haiti é um país muito difícil. O medo é vivido, visto, sentido. É um país tanto mais difícil quanto as condições em que vivem os haitianos”, confidenciou à Aleteia um dos reféns, Padre Michel Briand. “Os habitantes são vítimas de uma sociedade onde os indivíduos já não têm valor. Mas também é uma história de amor. Não é o agente que vai salvar o país, mas o amor. Se os haitianos puderem colocar amor em quem eles são e no que fazem, eles serão capazes de fazer maravilhas.”

Tags:
PadresViolência
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia