Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Papa Francisco pede aos padres: façam homilias mais curtas

Papa Francisco pede homilias mais curtas

Photo by Tiziana FABI / AFP

Francisco Vêneto - publicado em 14/09/21

O Papa ainda brincou com as freiras que aplaudiram o pedido: "Elas são as vítimas das nossas homilias, não é?"

O Papa Francisco pediu aos padres que façam homilias mais curtas, de “10 a 15 minutos, não mais”, em contraste com algumas “de 50 minutos sobre assuntos que os fiéis não entendem”.

O “puxão de orelhas” foi dado ontem, com bom humor, durante um discurso de Francisco em seu segundo dia de visita apostólica à Eslováquia. Ele falou da missão evangelizadora da Igreja e, dentro deste tema, abordou as homilias.

Deixando de lado o discurso oficial, Francisco destacou a importância de “encontrar caminhos, modos e linguagens novas para anunciar o Evangelho”, seguindo o exemplo dos santos Cirilo e Metódio, que levaram o Evangelho aos povos eslavos. Eles inclusive criaram o alfabeto cirílico até hoje adotado em parte dos países eslavos, incluindo a Rússia.

A propósito das homilias, o Papa declarou:

“A homilia não é um sacramento, como pretendiam alguns protestantes, mas sim um sacramental. E não é uma pregação de quaresma, é outra coisa. Está no coração da Eucaristia. E pensemos nos fiéis que têm que escutar homilias de 40 minutos, de 50 minutos, sobre assuntos que não entendem, que não os comovem. Por favor, padres e bispos, pensem bem em como fazer a homilia, em como prepará-la para que haja contato com as pessoas e para inspirar-se no texto bíblico. Uma homilia, muitas vezes, não deve passar de 10 minutos, porque as pessoas, depois de 8 minutos, perdem a atenção. A menos que seja muito interessante, não é? O tempo deveria ser de 10 a 15 minutos, não mais”.

Francisco compartilhou um conselho baseado no exemplo de Jesus:

“Um professor que tive de homilética dizia que a homilia deve ter coerência interna: uma ideia, uma imagem e um sentimento. Que as pessoas saiam com uma ideia, com uma imagem e com algo que mova o seu coração. O anúncio do Evangelho é simples assim, e Jesus pregava assim: coisas concretas, que as pessoas entendiam”.

O Papa também aproveitou para brincar com o fato de que as freiras presentes demonstraram especial concordância com o seu pedido de brevidade nas homilias:

“Permito-me uma maldade: as religiosas começaram com os aplausos porque elas são as vítimas das nossas homilias, não é?”.

Tags:
BisposHomiliasPadresPapa Francisco
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia