Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Curiosidades
separateurCreated with Sketch.

Descubra o único país que tem a Bíblia em sua bandeira

Coat_of_arms_of_the_Dominican_Republic-2-PD.jpg

Adriana Bello - publicado em 27/09/21

O símbolo nacional também exibe um versículo bíblico escolhido intencionalmente

Existem muitos países católicos no mundo, mas com a Bíblia acenando em sua bandeira, há apenas um: a República Dominicana, uma bela ilha caribenha caracterizada pelo calor e fervor de seu povo.

Repare que a bandeira tem uma grande cruz branca no centro e, bem ao meio, está o brasão, que contém uma Bíblia aberta em cima de uma cruz.

Além disso, escolheram-se intencionalmente o Evangelho, o capítulo e o versículo da bandeira (São João 8,32): “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.

BIBLE

Para os independentistas do país, era importante destacar a liberdade em sentido amplo nos seus símbolos nacionais, mas também de forma específica, na liberdade que se obtém da fé e dos bons princípios, aqueles que permitem discernir entre o bem e o mal.

A mentira, por outro lado, chega a separar nações, pois gera desconfiança, desconforto e ansiedade.

Bíblia na bandeira

O desenho é de autoria do político dominicano Casimiro Nemesio de Moya e foi oficializado em 1913. Suas características estavam sob efeito da lei do artigo 32 da Constituição.

Infelizmente, às vezes os políticos decidem usar a bandeira sem o brasão, mas os dominicanos protestam imediatamente, pois consideram isso um desrespeito aos valores cristãos de sua nação. Para a maioria, Deus é o centro de tudo, e isso se reflete claramente em sua bandeira. Alguns até acreditam que é o amor e devoção ao Senhor que os protege dos desastres naturais sofridos, por exemplo, por seu vizinho Haiti.

Símbolos cristãos

Existem outros países que incluíram símbolos cristãos em sua bandeira, sendo a cruz o principal protagonista. Por exemplo: a bandeira do Reino Unido tem uma combinação das cruzes dos santos padroeiros da Inglaterra (São Jorge), Escócia (Santo André) e Irlanda do Norte (São Patrício).

No entanto, a República Dominicana é a única nação com uma Bíblia em sua bandeira. Nem mesmo o Estado do Vaticano tem!

Então, da próxima vez que você viajar para esta ilha caribenha, não deixe de curtir um lindo nascer ou pôr do sol, no meio da natureza, com a bandeira – e a Bíblia – balançando ao ritmo de o vento.

FLAG
Tags:
BíbliaMundo
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia