Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

A Igreja somos nós

HANDS IN THE AIR

A.PAES | Shutterstock

Mário Scandiuzzi - publicado em 08/10/21

Precisamos entender que todos nós somos chamados a ser discípulos

Agosto é o mês das vocações. A escolha foi feita em 1981 pela CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) para conscientizar as comunidades da responsabilidade que compartilham no processo vocacional.

A cada domingo, uma vocação ganha destaque. No primeiro, lembramos as vocações sacerdotais. Nas celebrações, uma reflexão sobre os padres, representantes de Cristo dentro da comunidade.

No segundo domingo, quando comemoramos o dia dos pais, a reflexão é sobre a vocação familiar. Com o papel de educador, em parceria com a mãe, o pai é um dos pilares para a formação cristã dos filhos.

No terceiro domingo, as atenções se voltam para as vocações religiosas. Homens e mulheres que consagram suas vidas a Deus e ao próximo.

O quarto domingo é dedicado às vocações leigas. Fiéis que se dedicam à família e ao trabalho formal, mas que também assumem as responsabilidades na vida pastoral, ou seja, participam ativamente da vida da Igreja. São aqueles que atuam nos serviços e nas pastorais e nas ações de caridade e, desta forma, atendem ao chamado de Deus e contribuem para a comunidade.

E quando o mês de agosto tem o quinto domingo, a Igreja celebra o dia do catequista. São aqueles que promovem a fé, preparando crianças, jovens e adultos para os sacramentos.

Vale destacar que o leigo não é aquele que está na igreja, mas sim aquele que é a própria Igreja, atuando como parte do corpo que tem Cristo como cabeça.

Todos nós somos chamados a ser discípulos, cumprindo a missão de anunciar o Evangelho.

O Catecismo da Igreja Católica ressalta no parágrafo 864 que “Sendo Cristo enviado pelo Pai a fonte e a origem do apostolado da Igreja, é evidente que a fecundidade do apostolado, tanto o dos ministros ordenados como o dos leigos, depende de sua união vital com Cristo”. E isso acontece por meio de uma vida de oração intensa, de fé e de entrega ao Plano de Deus.

Rezemos pelas vocações, para que o Senhor da Messe envie mais operários.


ORDINATION,NEW YORK,CARDINAL DOLAN

Leia também:
Mês Vocacional: jovem, qual é a sua resposta?

Tags:
evangelizacaoIgrejaReligiãoVocação
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia