Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

Autores de um livro contra o Papa Francisco se dizem traídos

From-Benedicts-Peace-to-Franciss-War-smaller.jpg

I. Media - publicado em 03/11/21

Entre eles está o cardeal Robert Sarah, prefeito Emérito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos

Um controverso livro sobre liturgia, publicado nos Estados Unidos com o objetivo de criticar o Papa Francisco, foi editado sem que os autores tenham sido informados sobre o conteúdo real do projeto editorial, segundo I.MEDIA apurou com várias fontes. Os envolvidos afirmam estar se sentido traídos pelo editor.

Em particular, o prefeito emérito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, cardeal Robert Sarah, e o jornalista Christophe Geffroy, confirmaram que não foram informados da presença no mesmo livro de um texto do arcebispo Carlo Maria Viganò, um reconhecido opositor do Papa Francisco.

E depois da publicação da obra, eles descobriram que, entre alguns autores de artigos do livro, aparecem nomes de pessoas que se opõem abertamente ao Magistério dos papas e ao Concílio Vaticano II em assuntos litúrgicos.

O volume, editado pelo escritor Peter A. Kwasniewski, tem o título “From Benedict’s Peace to Francis’s War: Catholics Respond to the Motu Proprio «Traditionis Custodes» on the Latin Mass“.

O livro reúne 70 textos de 45 autores e almeja ser uma compilação de reações à recente carta apostólica “Traditionis Custodes”, do Papa Francisco, publicada em 16 de julho de 2021.

Em sua carta apostólica, o bispo de Roma retira as amplas permissões concedidas pelo Papa Bento XVI com outra carta apostólica, “Summorum Pontificum”, de 7 de julho de 2007, para a celebração da missa de acordo com o Missal Romano anterior ao Concílio Vaticano II.

From-Benedicts-Peace-to-Franciss-War-smaller.jpg

O livro consiste em uma ampla gama de contribuições, principalmente extraídas de artigos de jornais e blogs, incluindo textos dos cardeais Robert Sarah, Gerhard Ludwig Müller, Raymond Burke, Walter Brandmüller e Joseph Zen.

Há também textos muito controversos, incluindo um artigo do ex-núncio apostólico nos Estados Unidos, arcebispo Carlo Maria Viganò, um dos críticos mais ferrenhos do Papa Francisco. O arcebispo Vinganò chegou inclusive a defender a renúncia do Papa.

Cardeal Sarah: “muito triste”

Uma fonte muito próxima ao cardeal Robert Sarah disse a I.MEDIA que ele se sentiu enganado e traído.

De fato, o cardeal limitou-se a dar consentimento a que uma entrevista sua ao jornal francês Le Figaro, de 13 de agosto de 2021, fosse traduzida para o inglês para a obra. Esse texto era dedicado apenas parcialmente à liturgia.

O cardeal Sarah, de acordo com essa fonte, “não queria e nem quer qualquer tipo de controvérsia”.

“Se tivesse visto o nome de Viganò, ele teria se recusado imediatamente”, disse a fonte. O cardeal africano teria se oposto à vinculação de seu nome no livro se soubesse do tom belicoso da obra. Por esse motivo, o cardeal se sentiu “muito triste”.

O cardeal, de acordo com a fonte, autorizou a publicação de sua entrevista sem imaginar que suas palavras seriam “manipuladas” por um “grupo politizado” com o qual ele se declara em “total desacordo”.

A fonte afirmou ainda que o cardeal Sarah já teve problemas com o grupo em torno do arcebispo Carlo Maria Viganò.

“É provável que os outros cardeais também tenham sido enganados”, diz ele.

Razão ao Papa Francisco

O jornalista francês Christophe Geffroy, diretor da revista mensal católica La Nef, cujos artigos aparecem no livro, explicou a I.MEDIA que também soube da participação do arcebispo Viganò no livro apenas ao receber a primeira cópia do volume já em circulação.

“Eles pediram a minha autorização para incluir no livro vários artigos meus sobre o motu proprio ‘Traditionis custodes’, mas nunca pensei que estaria em meio a esses nomes. Eu não fui informado”, disse.

Ele lamenta a presença no livro de vários textos “que colocam seus autores em oposição ao Magistério da Igreja” e que, em particular, rejeitam o Concílio Vaticano II.

Esses escritos – afirma Geffroy – “dão razão ao Papa Francisco quando ele qualifica os círculos tradicionalistas como opositores ao Concílio Vaticano II e à reforma litúrgica introduzida por Paulo VI”.

Sem resposta do editor

Contatado por I.MEDIA, o editor do livro, Peter A. Kwasniewski, não respondeu às nossas mensagens. Esse teólogo, especialista em liturgia e compositor de música sacra, colabora regularmente com vários sites católicos conservadores nos Estados Unidos.

Camille Dalmas – I.Media

Tags:
DoutrinaLivrosPapa Francisco
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia