Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Papa Francisco pede “novos modelos econômicos” após pandemia

Papa Francisco

Antoine Mekary | ALETEIA

Francisco Vêneto - publicado em 12/11/21

"Não desperdicemos esta oportunidade de melhorar o nosso mundo, de adotar com decisão caminhos mais justos para progredir e construir a paz"

O Papa Francisco pediu “novos modelos econômicos” após a crise generalizada decorrente da pandemia de covid-19. Ele abordou a questão na mensagem que enviou aos participantes do IV Fórum de Paris sobre a Paz, em desenvolvimento nestes dias 11 a 13 de novembro.

Francisco afirmou que “a nossa consciência nos chama a uma esperança responsável, ou seja, a não seguir o cômodo caminho de retornar a uma ‘normalidade’ marcada pela injustiça”. Em vez disso, ele considera que devemos “aceitar o desafio de assumir a crise como uma oportunidade concreta de conversão, de transformação, de repensar o nosso modo de vida e os nossos sistemas econômicos e sociais”.

Evocando a “esperança responsável” e a “coragem de avançar no caminho do bem comum, de cuidar dos pobres e da casa comum”, o Papa se referiu à pandemia como “uma revelação para todos nós sobre as limitações e deficiências de nossas sociedades e estilos de vida”. Enfatizando a esperança que deve se renovar, ele pediu “espaço para a imaginação de novas possibilidades”, porque “a esperança é audaz e incentiva a ação com base na certeza de que a realidade pode mudar”. Francisco acrescentou que “a tradição cristã, particularmente a doutrina social da Igreja”, pode dar a “esperança confiável de que a injustiça e a violência não são nosso destino”.

Quanto ao IV Fórum de Paris sobre a Paz, o Papa o vê como uma chance de “contribuir e promover a paz, o bom governo e um futuro melhor para todos”.

Nesta linha, abordou a questão dos gastos militares dizendo que “não pode haver cooperação geradora de paz sem um compromisso coletivo concreto de desarmamento integral”. E completou: “As despesas militares em todo o mundo já ultrapassaram o nível registrado no final da guerra fria e estão aumentando sistematicamente a cada ano. As classes dirigentes e os governos justificam este rearmamento referindo-se a uma ideia abusiva de dissuasão baseada num equilíbrio de armamentos”. A este respeito, recordou que, na encíclica Pacem in Terris, o Papa São João XXIII já pedia que “o critério de paz baseado no equilíbrio dos armamentos seja substituído pelo princípio de que a verdadeira paz só pode ser construída através da confiança mútua”.

O Papa finalizou exortando: “Não desperdicemos esta oportunidade de melhorar o nosso mundo, de adotar com decisão caminhos mais justos para progredir e construir a paz”. Para isso, pediu novos modelos econômicos “que atendam às necessidades de todos, preservando os dons da natureza, bem como políticas futuras que promovam o desenvolvimento integral da família humana”.

Tags:
criseEconomiaEsperançaPandemiaPapa Francisco
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia