Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Espiritualidade
separateurCreated with Sketch.

Papa Francisco: São José pode nos guiar para vencer crise mundial

São José

Immaculate | Shutterstock

Francisco Vêneto - publicado em 17/11/21

José é um "mestre do essencial" e nos lembra de dar importância àquilo que os outros descartam

O Papa Francisco começou nesta quarta-feira, 17, mais um ciclo de catequeses nas suas audiências semanais, agora destacando São José como tema central.

Ele contextualizou a escolha recordando que no próximo dia 8 de dezembro celebraremos 151 anos da proclamação de São José como padroeiro da Igreja universal, por iniciativa do Papa Beato Pio IX realizada em 1870. Por ocasião do 150º aniversário dessa proclamação, no ano passado, Francisco deu início ao Ano Especial de São José, que ainda estamos vivendo. O pai adotivo de Jesus e esposo de Maria “pode ser apoio, conforto e orientação para nós”, disse Francisco, “neste tempo marcado por uma crise global com diferentes componentes”.

O nome José, em hebraico, quer dizer “Deus aumente, Deus faça crescer”, recordou o Papa, ressaltando que São José “é um homem cheio de fé na Providência: acredita na Providência de Deus, tem fé na Providência de Deus. Toda a sua ação, narrada no Evangelho, é ditada pela certeza de que Deus ‘faz crescer’, de que Deus ‘aumenta’, de que Deus ‘acrescenta’, isto é, de que Deus providencia a continuação do Seu desígnio de salvação”.

Francisco observou que “o Filho de Deus não escolheu Jerusalém como o lugar da Sua encarnação, mas sim Belém e Nazaré, duas aldeias periféricas, longe do clamor da crônica e do poder da época (…) O que é periférico e marginalizado é predileto de Deus. Não levar a sério esta realidade equivale a não levar a sério o Evangelho e a obra de Deus, que continua se manifestando nas periferias geográficas e existenciais. Jesus vai sempre às periferias. E isto deve dar-nos muita confiança, pois nosso Senhor conhece as periferias do nosso coração, as periferias da nossa alma, as periferias da nossa sociedade, da nossa cidade, da nossa família, aquela parte um pouco obscura que não mostramos, talvez por vergonha. Neste sentido, a sociedade daquela época não é muito diferente da nossa. Hoje também há um centro e uma periferia. E a Igreja sabe que é chamada a anunciar a boa nova a partir das periferias”.

O Papa então destacou o papel de São José nessa perspectiva do plano de Deus: “José, que é um carpinteiro de Nazaré e que confia no plano de Deus para a sua jovem noiva e para si mesmo, recorda à Igreja que ela deve fixar o olhar naquilo que o mundo ignora deliberadamente. Ele recorda a cada um de nós que temos que dar importância ao que os outros descartam. Ele é verdadeiramente um mestre do essencial: nos lembra que o realmente valioso não atrai a nossa atenção, mas requer um discernimento paciente para ser descoberto e valorizado”.

Tags:
criseEsperançaPapa FranciscoSão José
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia