Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Em foco
separateurCreated with Sketch.

7 equívocos sobre a castidade

SEKSUALNOŚĆ

North_gear | Shutterstock

Mathilde de Robien - publicado em 18/11/21

Castidade não é uma proibição, mas um caminho que leva à alegria do amor verdadeiro

Alex Deschênes descobriu a Teologia do Corpo, de São João Paulo II, aos 20 anos, e isso revolucionou a vida dele. Por sua vez, faz suas as reflexões do falecido santo pontífice, e compartilha sua visão do corpo, da sexualidade e da castidade em uma linguagem acessível.

Em particular, ele descreve a castidade não como uma soma de proibições, mas como um caminho – um caminho reconhecidamente árduo – que leva à alegria do amor verdadeiro.

“A castidade é uma virtude difícil e sua aquisição requer tempo; é preciso esperar pelos seus frutos e pela alegria de amar que deve trazer. Mas é o caminho infalível para a alegria”, escreveu São João Paulo II.

Para lançar luz sobre essa noção de castidade, Alex Deschênes dissipa uma série de equívocos a elas relacionados:

1. Castidade não é apenas privar-se de relações sexuais

A castidade não se reduz a “não ter relações sexuais”. Castidade significa “falar a verdade com seu corpo em todas as circunstâncias”.

Como disse João Paulo II, a castidade “é a transparência do amor”. É uma forma de amar com autenticidade, sendo dono do próprio corpo e não sendo dominado pelos desejos.

2. Não é uma prisão

Ser casto(a) não significa estar “preso(a)”. Significa recusar-se a fazer da outra pessoa um objeto para seu próprio prazer.

Se uma pessoa em um relacionamento aspira ser casta e a outra não, esta é chamada a amar a outra como ela é, com sua fé, valores e escolhas, e a respeitar seu caminho. Esta é “uma prova de amor que revela o melhor da pessoa”, afirma Alex Deschêne.

“Não tenha medo quando o amor exige sacrifício”, advertiu João Paulo II.

3. A castidade não apenas no namoro

A castidade não se limita às relações pré-matrimoniais. Os cônjuges também são chamados a viver a castidade no matrimônio, entregando-se corporalmente de maneira sincera e total.

4. Ausência de desejos?

Castidade não significa deixar de sentir desejos. “Alguém que não tem mais nenhum desejo de qualquer tipo não é puro… ele está morto!”

O desejo é um presente de Deus. Deus coloca desejo em nossos corações. Ele não quer suprimir nossos desejos, ele quer “inflamá-los”, para que sejam mais fortes, mas também purificados pelo fogo.

5. Escolher esperar

O propósito da castidade não é nos privar, mas nos levar a dar. É normal em um relacionamento amoroso ter desejos fortes de intimidade física, e é um verdadeiro desafio escolher esperar. No entanto, é também “uma forma de nutrir um tesouro”, um tesouro ainda mais belo se for desejado e esperado.

Alex Deschêne compara isso a escalar uma montanha: você aprecia a vista de forma diferente dependendo se subiu a pé ou de teleférico. Se não for preciso nenhum esforço, “olhamos para a vista e descemos”, sem estarmos realmente conscientes do presente que nos está sendo dado.

6. Castidade é dizer sim

A castidade não é um “não”. É principalmente um “sim” (à dignidade do outro), do qual fluem vários não’s. “Significa escolher a pessoa inteira com o sacrifício de todo o resto.”

7. Desprezo ou amor?

Castidade não é desprezo pelo corpo e pela sexualidade. Consiste em “integrar os seus desejos para torná-los uma força de amor: um amor livre, incondicional, fecundo e total”.

Tags:
CasamentocorpoPecadoSexualidade
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia