Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

90 anos após ser tomada pelos comunistas, catedral de Kiev é devolvida à Igreja Católica

Catedral de Kiev dedicada a São Nicolau

Konstantin Brizhnichenko, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Francisco Vêneto - publicado em 19/11/21

Com a proibição da religião durante a ditadura comunista soviética, a catedral foi usada como arquivo e sala de concertos

Passados 90 anos desde que foi tomada pelo regime comunista, a catedral de Kiev está sendo finalmente devolvida à Igreja Católica. A entrega definitiva do templo está agendada para 1º de junho de 2022.

Dedicada a São Nicolau, a catedral da capital ucraniana havia sido fechada na década de 1930, em decorrência da proibição do culto cristão e do ódio à religião em geral, característico da ideologia comunista impositivamente ateia. O mesmo ocorria em todos os territórios subjugados pela União Soviética.

Durante a Segunda Guerra Mundial, vários ataques danificaram seriamente a catedral, que também era a principal igreja da Ucrânia. Ela foi restaurada, mas o regime a designou para abrigar os Arquivos da Região de Kiev e para ser usada como sala de concertos.

A partir de 1992, com a queda do comunismo soviético e a gradual restauração da liberdade, celebrações católicas foram sendo permitidas pontualmente na catedral, que, no entanto, não foi devolvida à Igreja por conta de um litígio a respeito da propriedade do órgão que tinha sido especialmente encomendado para a sala de concertos.

Segundo informações do site Vida Nueva Digital, o Ministério da Cultura da Ucrânia finalmente concordou em transferir a catedral de volta para a Igreja Católica depois de muitos e longos anos de negociações – infelizmente, foi preciso ocorrer um incêndio, no último mês de setembro, para que as negociações fossem finalizadas.

A Igreja Católica na Ucrânia divulgou nota no portal religioso Risu.ua declarando que, “graças aos esforços de muitos crentes, a justiça histórica será restabelecida e o santuário cristão poderá regressar ao seio da Igreja”.

Espera-se que esta medida seja a primeira das muitas devoluções ainda pendentes no país.

Enquanto isso, temos na Ucrânia o caso de católicos como Mykola Horbal, que, por própria iniciativa, restaurou uma igreja deixada em ruínas pelos comunistas soviéticos durante a sua trágica e mortífera aventura no poder.

Tags:
comunismoIgrejaPolítica
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia