Aleteia logoAleteia logoAleteia
Sexta-feira 29 Março |
Aleteia logo
Religião
separateurCreated with Sketch.

Os rostos de Jesus e Maria, reconstituídos por inteligência artificial: eram assim?

Rostos de Jesus e Maria por inteligência artificial

Bas Uterwijk (Instagram ACI Stampa) | Átila Soares da Costa (Gentileza)

Francisco Vêneto - publicado em 28/11/21

Repercutiram mundialmente, em 2020 e 2021, os resultados de dois trabalhos baseados em tecnologia e pesquisas sobre o Santo Sudário

São incontáveis as tentativas de se reconstituir os rostos de Jesus e Maria ao longo da história, mas, em 2020 e 2021, repercutiram mundialmente os resultados de dois trabalhos baseados em software de inteligência artificial e em pesquisas sobre o Santo Sudário de Turim.

O rosto de Cristo

O artista holandês Bas Uterwijk apresentou, em 2020, a sua reconstituição do rosto de Jesus Cristo elaborada por meio do software neuronal Artbreeder, que aplica inteligência artificial a um conjunto de dados previamente fornecido. Com essa técnica, Uterwijk retrata personagens históricos e até monumentos antigos, tentando obter os resultados mais realistas possíveis.

Apesar da busca do realismo como diretriz geral, o artista ressalvou, em declarações ao jornal britânico Daily Mail, que considera o seu trabalho mais como arte do que como ciência: “Procuro guiar o software para atingir um resultado crível. Penso no meu trabalho mais como interpretação artística do que como imagens que sejam histórica e cientificamente acuradas”.

Em 2018, o pesquisador italiano Giulio Fanti, professor de medições mecânicas e térmicas na Universidade de Pádua e estudioso do Santo Sudário, também havia apresentado uma reconstituição tridimensional da fisionomia de Jesus, baseada em estudos da misteriosa relíquia preservada em Turim.

O rosto de Maria

Rosto de Maria

Em novembro de 2021, o professor e designer brasileiro Átila Soares da Costa Filho apresentou os resultados de quatro meses de estudos para tentar chegar ao que seria a fisionomia da mãe de Jesus. Ele também utilizou o que há de mais moderno em tecnologia de imagem e inteligência artificial, além de basear-se em dados obtidos em vastas pesquisas sobre o homem do Santo Sudário de Turim.

O próprio Átila relatou, em entrevista exclusiva ao jornalista Ricardo Sanches, de Aleteia Português, que entre as suas bases principais estiveram os estudos do designer norte-americano Ray Downing, que, ainda em 2010, envolveu-se num projeto com a mais avançada tecnologia forense para descobrir a verdadeira face do homem no Sudário.

“Até hoje, os resultados de Downing são considerados os mais autênticos e bem aceitos dentre todas as tentativas já realizadas”, observa Átila, que, portanto, usou aquele rosto como base e realizou experimentações com software de inteligência artificial e alta tecnologia de redes neurais convolucionais para mudança de gênero. Por fim, empregou outros programas para ajustes faciais e aplicou retoques artísticos manuais para definir uma fisionomia étnica e antropologicamente feminina da Palestina de 2000 anos atrás, evitando ao mesmo tempo comprometer o que a inteligência artificial já lhe havia fornecido.

O resultado foi uma surpreendente reconstituição da face da Santíssima Virgem Maria em sua adolescência.

Você confere a entrevista completa no seguinte artigo:

As conclusões do projeto de Átila foram aprovadas pelo maior sindonologista do mundo, o pesquisador e conferencista Barrie M. Schwortz, fotógrafo oficial do histórico Projeto Sturp. A seu convite, o experimento foi incluído no portal Shroud.com, que é a maior e mais importante fonte de informações sobre o Santo Sudário já compilada – e da qual Swortz é fundador e administrador.

As tentativas de reconstituir os rostos de Jesus e Maria fomentam relevantes debates históricos, científicos e teológicos – e, às vezes, reações de surpresa e controvérsia, como a que foi abordada pelo pe. Gabriel Vila Verde no seguinte artigo:

Tags:
ArteCiênciaHistóriaJesusMaria
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia