Aleteia logoAleteia logoAleteia
Quinta-feira 28 Março |
Aleteia logo
Atualidade
separateurCreated with Sketch.

O significado doloroso do presente oferecido ao Papa no avião rumo ao Chipre

POPE-CYPRUS-GREECE-AFP

Photo by Handout / VATICAN MEDIA / AFP

Agnès Pinard Legry - publicado em 03/12/21

Na viagem ao Chipre, o Papa Francisco recebeu um presente emocionante de um jornalista francês, em homenagem aos migrantes que morreram na fronteira franco-britânica

Alguns presentes são mais simbólicos do que outros. O que foi recebido pelo Papa Francisco no avião que o levou ao Chipre nesta quinta-feira, 2 de dezembro, é um deles. 

Um jornalista francês ofereceu a Francisco um quadro representando uma pipa. O objeto foi confeccionado por crianças de Calais, no norte da França, com os restos de tendas de lona pertencentes a migrantes acampados nas costas do Canal da Mancha. Essas tendas são regularmente apreendidas e rasgadas.

Na pipa dada como presente ao Papa, dois painéis de madeira representam um eco comovente das tragédias das travessias para a Inglaterra, durante as quais alguns migrantes morrem. De fato, pelo menos 308 pessoas já perderam a vida no percurso. Entre elas está Aleksandra, cujo nome foi gravado na madeira. Ela nasceu durante uma dessas travessias e morreu três dias depois.

Tags:
MigrantesPapa FranciscoRefugiados
Apoiar a Aleteia

Se você está lendo este artigo, é exatamente graças a sua generosidade e a de muitas outras pessoas como você, que tornam possível o projeto de evangelização da Aleteia. Aqui estão alguns números:

  • 20 milhões de usuários no mundo leem a Aleteia.org todos os meses.
  • Aleteia é publicada diariamente em sete idiomas: inglês, francês,  italiano, espanhol, português, polonês e esloveno
  • Todo mês, nossos leitores acessam mais de 50 milhões de páginas na Aleteia.
  • 4 milhões de pessoas seguem a Aleteia nas redes sociais.
  • A cada mês, nós publicamos 2.450 artigos e cerca de 40 vídeos.
  • Todo esse trabalho é realizado por 60 pessoas que trabalham em tempo integral, além de aproximadamente 400 outros colaboradores (articulistas, jornalistas, tradutores, fotógrafos…).

Como você pode imaginar, por trás desses números há um grande esforço. Precisamos do seu apoio para que possamos continuar oferecendo este serviço de evangelização a todos, independentemente de onde eles moram ou do quanto possam pagar.

Apoie Aleteia a partir de apenas $ 1 - leva apenas um minuto. Obrigado!

PT300x250.gif
Top 10
Ver mais
Boletim
Receba Aleteia todo dia